Deu pane

Ibope sofre apagão e "A Dona do Pedaço" chega a 6 pontos; empresa explica

Caso aconteceu no último sábado (29)


Juliana Paes e Reinaldo Gianecchini durante gravação de "A Dona do Pedaço"
Maria da Paz (Juliana Paes) ficaria chocada ao ver a audiência de "A Dona do Pedaço" no sábado. Ibope teve problema e quase zerou números

Na noite do último sábado (29), dados de tempo real da Kantar Ibope que medem a audiência da Grande São Paulo sofreram um apagão e os programas viram seus índices desabarem. Às 22h03, "A Dona do Pedaço" estava com 5,7 pontos e, mesmo assim, liderava o ranking. 

Os números parecem impensáveis para os padrões da televisão brasileira. E, de fato, são. Isso aconteceu por conta de um problema nos equipamentos da Kantar Ibope, prejudicando a coleta de informações do chamado real-time de boa parte dos aparelhos que recebem informações de audiência dos televisores da capital paulista.

Segundo apurou o NaTelinha, a falha na medição começou pouco depois das 21h30 de sábado e perdurou até depois da meia-noite. Neste período, o número de televisões ligadas chegou a 16,4% do universo medido pela empresa. Isso significa dizer que, de cada 100 aparelhos, apenas 16 estavam sintonizados em algum canal. Minutos antes da falha, esse número estava próximo dos 52%.

Os dados acabaram viciados e, para se ter uma ideia da situação, os números prévios da média de "A Dona do Pedaço" neste dia foi de 20,5 pontos. O resultado seria disparado o pior desempenho da novela de Walcyr Carrasco desde a estreia, caso fossem confirmados.

Não foram. Na última segunda-feira (1º), a Kantar Ibope divulgou os dados consolidados e tudo havia voltado à normalidade. A trama das 21h, por exemplo, obteve média de 27,8, ou seja, cresceu 7,3 entre a prévia e o consolidado. É preciso lembrar a empresa não considera os números prévios e a divulgação sequer parte dela, já que precisam ser aferidos e corrigidos, portanto, ela somente considera o resultado final.

Outro lado

O NaTelinha entrou em contato com a Kantar Ibope, que enviou nota oficial confirmando o apagão e explicou que o problema foi corrigido e, por isso, os dados finais não foram afetados, já que os números foram recuperados.

Leia a nota na íntegra:

"A Kantar IBOPE Media esclarece que no sábado, 29 de junho, na faixa horária entre 21h40 às 00h20 aproximadamente, foi identificada uma ocorrência técnica na medição de audiência de TV nas praças regulares. Esse episódio dificultou a entrega em tempo real da informação, gerando redução na base de domicílios.

Informamos que o processo de aferição já foi normalizado, as informações do período foram recuperadas e a liberação dos dados consolidados foi realizada normalmente".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado