Imbróglio

Globo decide creditar nomes dos alunos em "O Sétimo Guardião"


Aguinaldo Silva
Aguinaldo Silva assina "O Sétimo Guardião" em meio a polêmica de direitos - Divulgação/TV Globo

A Globo decidiu creditar na novela "O Sétimo Guardião", que estreou nesta segunda-feira (12), os nomes de todos os alunos do curso de roteiristas ministrado por Aguinaldo Silva em 2015. A emissora manifestou a intenção à Juíza responsável pelo processo que corre no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

"Diante das informações e esclarecimentos prestados por Vossas Senhorias, no que diz respeito à novela 'O Sétimo Guardião', de que a sinopse inicial foi desenvolvida pelo autor Aguinaldo Silva a partir de ideias e colaborações de 26 alunos que participaram do curso 'Masterclass', promovido pela Casa de Artes Produções Artística, Literária, Cursos, e Eventus Culturais EIRELI-ME, na cidade de Petrópolis-RJ (sendo certo que os direitos autorais patrimoniais oriundos de tal colaboração já foram cedidos a esta emissora por Termo de Cessão datado de 28 de fevereiro de 2018), a TV Globo informa que concederá os créditos aos mencionados alunos quando da exibição de 'O Sétimo Guardião' na grade de programação desta emissora, cuja estreia está prevista para o dia 12 de novembro de 2018", disse no documento, o qual o NaTelinha teve acesso, datado do último dia 8 de novembro e que foi incluído no processo no início da noite desta segunda.

A exibição dos créditos aconteceu no final do capítulo, e não na abertura como cogitado. "Sinopse desenvolvida pelo autor Aguinaldo Silva com a colaboração dos alunos do curso Master Class", apareceu na tela, com os nomes dos 26 alunos em ordem alfabética logo abaixo, de forma estática.

Globo decide creditar nomes dos alunos em \"O Sétimo Guardião\"

Ainda não se sabe se os créditos serão exibidos diariamente, apenas na estreia ou em alguns capítulos.

O escritor Silvio Cerceau entrou com ação na Justiça pelo reconhecimento autoral da sinopse e do primeiro capítulo da nova trama da 21h, que teriam sido criados durante o curso ministrado pelo veterano novelista em 2015, com 26 participantes.

Procurado pelo NaTelinha, Cerceau comentou a decisão da Globo: "A justiça começou a ser feita".

Em entrevista concedida ao site em setembro, o roteirista afirmou que é 99% de "O Sétimo Guardião" é derivada da sinopse criada durante a Master Class 3, por ele e mais 25 alunos. "Basta comparar a sinopse juntada no processo com as inúmeras matérias de divulgação da novela, principalmente a divulgação vinda da Rede Globo. É importante esclarecer que a sinopse é o mapeamento e o resumo da obra, não existe novela sem sinopse, e os capítulos sejam 100 ou mais, vão narrar a vida dos personagens criados na sinopse, tudo está na sinopse, inclusive sugestão de cenários. A emissora não compra novela. A emissora compra sinopse", destacou.

Durante a coletiva de imprensa de "O Sétimo Guardião", promovida na cidade cenográfica dentro dos Estúdios Globo no dia 30 de outubro, um dia depois que Cerceau entrou com a liminar na Justiça, Aguinaldo Silva foi questionado sobre a ameaça da novela não estrear devido ao imbróglio.

O novelista negou a existência da liminar e explicou que está processando Cerceau por uma quebra de cláusula de confidencialidade de um contrato. "Eu tenho na Globo 150 roteiristas que posso chamar para ser meus colaboradores. O que eu fiz foi um curso. Eu era o professor e eles, os alunos. Então eu acho que há um certo exagero nessas declarações. As pessoas estavam lá pra aprender comigo, pagaram por isso. Não podem dizer 'nós fizemos tudo', e o professor ficou sentado escutando tudo? Tem coisa aí que não combina. São 26 alunos, por que só um diz isso?", questionou aos jornalistas.

O NaTelinha, que esteve presente no evento, perguntou a Aguinaldo sobre a possibilidade de incluir os nomes dos alunos do curso de roteiristas na abertura de "O Sétimo Guardião", desejo que foi manifestado por ele numa recente entrevista. "A novela não é minha, é da Rede Globo. Quem decide o que vai ou não sair nos créditos é a Rede Globo, eu vou acatar", se esquivou.

No início da manhã desta segunda, Silvio Cerceau fez um post nas redes sociais com o título "Desabafo". Na publicação, ele reafirma sua coautoria e diz que a felicidade de ter o reconhecimento de uma produção da Globo foi tirada "sem pudor algum, por alguém que usa a máscara da generosidade".

"Por ganância e ego caímos numa trama obscura, cheia de inverdades, um senhor que acha acima da lei acobertando por uma emissora que se acha dona de tudo", lamentou Cerceau.

Procurado, Aguinaldo Silva não se manifestou sobre a decisão.  A Globo também não respondeu. Assim que o fizerem, a matéria será atualizada.

Cronologia da polêmica de "O Sétimo Guardião"

26 novembro de 2015 - Na Casa Aguinaldo Silva de Artes, em Petrópolis, região serrana do Rio, inicia a "Master Class 3", curso de roteiristas ministrado pelo autor Aguinaldo Silva para 26 alunos. Valor da inscrição: R$ 4 mil.

10 dezembro de 2015 - Fim do curso

10 de dezembro de 2015 - Em matéria exibida no telejornal local da Globo, "RJ InterTV - 2ª Edição", a repórter afirmava que o curso tinha "como objetivo a criação de uma novela". "Essa novela, se for ao ar, quer dizer, se eu conseguir emplacar a novela na Globo, ela marcará minha volta às cidadezinhas do interior que eu abandonei em 'Senhora do Destino'", declarou Aguinaldo Silva à reportagem.

Dezembro de 2016 - Globo aprova sinopse da novela "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva. Estreia da trama está prevista para abril de 2018, substituindo "O Outro Lado do Paraíso", de Walcyr Carrasco.

Março de 2017 - Os alunos da "Master Class 3" foram procurados por emissários de Aguinaldo Silva informando que todos receberiam a devolução da taxa de inscrição do curso, paga com juros, como "uma generosidade do autor", mas condicionou o recebimento à assinatura de um novo contrato, desta vez, uma cessão de direitos autorais gratuita de todo material criado no curso para Casa de Artes Produções Artísticas, Literária, Cursos e Eventos Culturais Eireli - ME.

31 de maio de 2017 - O jornalista Sandro Nascimento, do site NaTelinha, traz à tona a polêmica envolvendo a sinopse de "O Sétimo Guardião". A reportagem descreve que alguns alunos estariam insatisfeitos com o contrato assinado de cessão de direitos autorais em favor de Silva. A justificativa é que eles teriam auxiliado o autor na criação da sinopse, do primeiro capítulo e da maioria dos personagens da novela durante as aulas. Além disso, estariam reclamando que "O Sétimo Guardião" foi aprovada pela Globo sem nenhum repasse a eles de qualquer valor referente a obra, e desconheciam a forma de como seria creditado os seus nomes na abertura da trama.

O outro lado - O NaTelinha procurou o assessor de Aguinaldo Silva, Francisco Patrício, que deu sua versão sobre o caso: "a novela não foi criada durante os dez dias. Na Master Class, Aguinaldo dá um curso e um tema, ele explica qual é a história e os alunos escrevem, segundo o que Aguinaldo fala. 'Você vai fazer esse personagem que eu vou indicar' . No caso, a história ficou legal e Aguinaldo falou assim: 'Talvez eu até apresente essa ideia e faça dela uma novela, mas eu vou ver', e apresentou. Mas tudo que foi escrito ali o Aguinaldo alterou tudo e os colaboradores. Uma ideia que sai do exercício é totalmente diferente do que foi apresentado depois. Até porque são alunos, os caras não tem experiência nenhuma, estão ali para aprender".

23 de junho de 2017 - Segundo o site Notícias da TV, após a publicação da matéria do NaTelinha, o autor Aguinaldo Silva, em acordo com a Globo, tinha prazo até julho para conseguir um acordo jurídico e financeiro com os alunos e salvar "O Sétimo Guardião". Caso contrário, a trama seria cancelada.

Julho de 2017 - Aguinaldo Silva consegue que os alunos assinem um terceiro contrato de cessão de direitos autorais patrimoniais de todas as obras realizadas na oficina (sinopse, filmes, capítulo de novela, entre outras) gratuitamente. "Não temos nenhum envolvimento com o curso nem com os alunos. E esse documento não é da Globo. Aguinaldo Silva tem a responsabilidade de entregar uma obra original para a emissora e garantir que não haja dúvidas a esse respeito", disse a Globo ao NaTelinha.

19 de julho de 2017 - Prevista para ir ao ar em abril deste ano, substituindo "O Outro Lado do Paraíso", por decisão da Globo, a novela "O Sétimo Guardião" foi remanejada para novembro. Em seu lugar, foi antecipado a trama de João Emanuel Carneiro, "Segundo Sol". Oficialmente, a Globo alegou que a direção e equipe técnica da trama de Aguinaldo seriam as mesmas de "A Força do Querer", que por consequência, teriam que emendar dois trabalhos. Para dar férias aos profissionais, decidiu-se antecipar a obra de João Emanuel".

01 de setembro de 2017 - O NaTelinha publica que a novela "O Sétimo Guardião" foi cancelada pela Globo e que a emissora estaria aguardando o melhor momento para divulga a notícia. Procurada, a Globo negou. ""Qualquer notícia que vocês tenham lido é canalha, safada e mentirosa", disse Aguinaldo Silva nas redes sociais.

27 de setembro de 2017 - O site NaTelinha revela a identidade do aluno que pretende levar à Justiça o reconhecimento da sua coautoria de "O Sétimo Guardião". Trata-se do escritor paulista Silvio Cerceau, autor de 12 livros publicados e dono de uma editora em Belo Horizonte.

12 de outubro de 2017 - Um mês e 11 dias após nota publicada pelo NaTelinha, Globo cancela a produção "O Sétimo Guardião", mas ameniza a informação em comunicado à imprensa: "Aguinaldo Silva avisou à Globo que, ao começar o desenvolvimento de O Sétimo Guardião', viu novas possibilidades de história e se encantou por um caminho totalmente novo. A Globo topou, manteve previsão de estreia da novela, depois de João Emanoel, e deu um prazo até dezembro para a entrega dessa nova proposta de texto. O autor está viajando para Portugal e usará esse tempo para desenvolver essa nova trama".

Outubro de 2017 - Aguinaldo Silva começa a escrever a sinopse de "Enquanto o Lobo Não Vem".

08 de novembro de 2017 - O autor entrega a sinopse da novela "Enquanto o Lobo Não Vem" à Globo. “Não fico de mimimi, chorando pelos cantos: eu faço. Por isso já entreguei a nova sinopse à Rede Globo. Vida que segue… E corre”, escreveu o novelista em seu perfil no Twitter.

23 de novembro de 2017 - Toda a polêmica em torno da sinopse de "O Sétimo Guardião" foi parar na Justiça em processo aberto por Aguinaldo Silva contra Silvio Cerceau, sob o nº 026617324-2017.89.0001. A primeira audiência de conciliação aconteceu no dia 07 de março de 2018, no Rio de Janeiro, sem acordo.

12 de dezembro de 2017 - Globo reprova sinopse de "Enquanto o Lobo Não Vem" e retoma produção de "O Sétimo Guardião". Segundo fontes, Aguinaldo Silva teria assegurado possuir os direitos autorais da trama.

17 de dezembro de 2017 - Em entrevista ao site Telepadi, o escritor Aguinaldo Silva declarou: "Primeiro tenho que dizer que a decisão é da Globo. Eu não queria, mas eles fazem questão de botar a novela no ar na data combinada (12 novembro) .... O que me deixou tranquilo é que depois de ler, reler e treler todos os documentos de cessão de direitos de uso do material que os alunos assinaram, o jurídico da Globo reconheceu que não haver contestação quanto a isso na justiça".

15 de outubro de 2018 - Os escritores Ariela Massotti, Danilo Castro, Ryllberth Ribeiro, Valtair Barbosa, Washington Duque e Weber Lasaro Oliveira, que participaram da MasterClass em 2015, assinaram uma carta aberta em busca dos direitos reconhecidos sobre a sinopse e o primeiro capítulo de "O Sétimo Guardião".

MINIESPECIAL

MINIESPECIAL][Tudo sobre O Sétimo Guardião
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado