Polêmica

Barbie pode ter exibição vetada no Líbano por "promover a homossexualidade"

Filme lançado recentemente pode não ser exibido no país


Margot Robbie como Barbie
Barbie pode ter transmissão vetada - Foto: Divulgação/Warner

Barbie pode ter sua exibição proibida no Líbano por Mohammad Mortada, ministro da Cultura do país. O motivo alegado é que o filme protagonizado por Margot Robbie foi feito para "promover a homossexualidade e transformação sexual".

Além disso, o político declarou que a obra "vai contra os valores morais e religiosos do Líbano, pois incentiva a perversidade e a transformação do gênero ao mesmo tempo em que pede a rejeição do patriarcado e ridiculariza o papel das mães".

O país árabe é um dos mais abertos na questão da diversidade sexual, mas no ano passado, chegou a proibir o filme sobre Buzz Lightyear, já que o longa conta com um casal formado por duas mulheres.

Jojo Todynho recebe alta do hospital após cirurgia bariátrica

Rihanna dá à luz uma menina

O filme da Barbie

Barbie começou a ter planos em 2014, ainda que não se soubesse muito acerca da história. Uma sinopse compartilhada da época dizia somente que "a boneca é expulsa de Barbieland por não ser perfeita o suficiente e embarca numa aventura ao mundo real".

No novo longa, depois de ser expulsa da Barbieland por ter uma aparência “menos do que perfeita”, Barbie parte para o mundo humano e começa a fazer reflexões existenciais.

No subtexto, o filme discute temas como padrões de beleza, machismo, patriarcado e os papéis de gênero na sociedade. A diretora Greta Gerwig, aliás, é conhecida por longas com viés questionador, como Lady Bird (2017) e Adoráveis Mulheres (2019).

O roteiro também brinca com o universo mágico em que a personagem principal está inserida. Por exemplo: tanto Barbie quanto Ken sabem que não têm genitália, e tal característica rende uma piada em diálogos já divulgados. Algumas cenas também têm linguagem adulta, com uso de palavrões.

A bilheteria de Barbie

O longa-metragem estrelado por Margot Robbie já ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria global. Atualmente, está atrás apenas de Super Mario Bros - O Filme.

No Brasil, já passou da marca dos R$ 190 milhões e é a maior bilheteria da Warner de todos os tempos por aqui. É também a maior arrecadação do ano.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado