Mudou de dia

Oscar e BAFTA são adiados por causa do coronavírus

Pandemia fez eventos saltarem para dois meses depois no ano que vem


Wagner Moura no filme Sérgio, que poderá ir ao Oscar
Sérgio poderá concorrer ao Oscar em 2021 - Foto: Divulgação

O coronavírus causou mais dois adiamentos, do Oscar e do BAFTA. Os dois maiores prêmios da indústria do cinema anunciaram nesta segunda-feira (15), que as cerimônias com o anúncio dos vencedores não acontecerão no mês de fevereiro, como acontece tradicionalmente. Ambos optaram por realizar o evento no mês de abril.

Segundo a Variety, site de notícias dos EUA, o BAFTA, que normalmente acontece dias antes do Oscar e costuma funcionar como termômetro para a maior premiação da Indústria cinematográfica do Mundo, anunciou que o evento acontecerá no dia 11 de abril, dois meses depois da previsão inicial.

“Essa mudança em relação à data anunciada anteriormente em 14 de fevereiro reconhece o impacto da pandemia global e acomoda um período prolongado de elegibilidade. Mais detalhes sobre a cerimônia serão anunciados no final do ano”, anunciou a organização do evento em comunicado oficial.

Ainda não há detalhes sobre os critérios que serão utilizados ou se haverá outras datas para as inscrições. Os novos requisitos de elegibilidade, ou seja, quem poderá concorrer à premiação britânica, serão revelados em novo anúncio previsto para a próxima terça-feira (16).

Oscar também é adiado

Conforme o NaTelinha havia antecipado a possibilidade, a Academia também confirmou o adiamento da premiação em 2021. A nova data foi marcada para o dia 25 de abril, ou seja, duas semanas depois do BAFTA. O adiamento ocorreu por conta da falta de prazos para os filmes serem lançados por causa da pandemia do coronavírus.

Diferente do BAFTA, o Oscar já havia feito um anúncio recentemente com as novas datas de elegibilidade e não se sabe ainda se elas serão alteradas. Segundo a Academia, um longa-metragem deve agora ter uma data de lançamento qualificada entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. O prazo de inscrição para categorias especiais (longa-metragem de animação, longa-metragem de documentário, curta-metragem de documentário, curta-metragem internacional, longa-metragem de animação curta-metragem de ação ao vivo) é 1º de dezembro de 2020. O prazo de inscrição para categorias gerais de inscrição, incluindo melhor filme, trilha sonora original e música original, é 15 de janeiro de 2021.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado