Entrevista exclusiva

Claudio Heinrich relembra nudez em Uga Uga: "Achava que eu não ia conseguir"

Na pele de Tatuapu, ator fez grande parte das cenas só de tanga – e algumas com o bumbum à mostra


Claudio Heinrich
"Até hoje colho os frutos desse trabalho", avalia Claudio Heinrich sobre Uga Uga, que acaba de chegar ao Globoplay - Foto: Reprodução
Por Walter Felix

Publicado em 28/02/2023 às 04:44,
atualizado em 28/02/2023 às 09:47

Em Uga Uga, Tatuapu era o herdeiro de uma grande fortuna que, ainda bebê, foi salvo de um acidente aéreo por uma tribo indígena. O papel fez com que Claudio Heinrich aparecesse na TV só de tanga – vez ou outra com o bumbum de fora –, o que foi um desafio para o ator na época. Exibida originalmente às 19h entre 2000 e 2001, a novela chegou nesta semana ao Globoplay.

“Apesar de Uga Uga ser 100% comédia, precisei passar por uma preparação para que não ficasse nada caricato”, conta Claudio Heinrich ao NaTelinha. Antes das gravações, o ator passou um mês no Xingu com o diretor Alexandre Avancini. “Aprendi a andar de canoa, a usar arco-e-flecha, a pescar e a luta huka-huka, que é como um jiu-jitsu sem kimono, com as regras dos indígenas”, recorda.

“O principal foi ver como a nudez, para os indígenas, não é nada, é algo totalmente natural. Isso me ajudou muito a me sentir à vontade nas cenas de nudez.”

Claudio Heinrich

A experiência lhe deu confiança para encarar o papel. “Antes de ir ao Xingu, eu ficava: ‘Caramba, será que eu vou conseguir ficar praticamente nu e aparecer no vídeo de uma maneira natural?’. Eu realmente achava que não ia conseguir, mas na viagem vi como isso era tranquilo, fora todo o aprendizado que tive na região.”

“Quando você passa um período em um ambiente em que todo mundo não está nem aí se você está pelado ou não, você acaba quebrando essa barreira. Depois desse laboratório, o Avancini até falava [nos bastidores]: ‘Cláudio, vai lá botar um roupão, cara’ (risos). Fiquei muito à vontade”, relembra o ator.

Ele frisa que a nudez de Tatuapu era diferente daquela normalmente vista na TV, já que não havia um apelo erótico. E o público reagiu bem: “Eram muitos elogios (risos). Naquela época, eu estava com 28 anos. Mas o que eu mais gostei foi que muitas pessoas conseguiam ver a nudez como parte do personagem.”

“Consegui não deixar nada erótico ali, porque o Tatuapu tinha uma ingenuidade, estava descobrindo a vida na cidade grande. Foi muito importante para mim, como ator, atingir esse resultado.”

Claudio Henrich

Lembranças de Uga Uga envolvem cachoeira gelada às 5 da manhã e pernoite proibido no Projac

Claudio Heinrich relembra nudez em Uga Uga: \"Achava que eu não ia conseguir\"

Uga Uga traz a marca do autor Carlos Lombardi, conhecido por colocar os galãs sem camisa e também pela pegada sexual de seu texto. “O Lombardi mostra as coisas como elas realmente são. Em uma novela ambientada no Rio de Janeiro, o normal é todo mundo estar sem camisa mesmo”, defende Claudio Heinrich.

A rotina do protagonista era puxada. Por vezes, a gravação podia começar às 5 da manhã, debaixo de uma cachoeira, em Nova Friburgo (RJ). “Guardo boas lembranças, mas também lembro que eu sentia muito frio (risos)”, admite.

Quando gravava até tarde da noite e devia voltar aos estúdios bem cedo, o jeito era dormir escondido no Projac – o que era proibido. “Só a maquiagem levava uma hora. Era simples, mas para ficar perfeita levava tempo.”

“Foi uma novela muito importante para a minha carreira em todos os sentidos. Até hoje colho os frutos desse trabalho.”

Claudio Heinrich

Atualmente, aos 50 anos, Claudio Heinrich concilia trabalhos como ator e como professor de jiu-jitsu. Ele também toca um canal no YouTube voltado para esportes e outras práticas de seu dia a dia (assista abaixo a um dos vídeos). “Estou com esse projeto, enquanto a próxima novela e o próximo filme não vêm.”

Imagem da thumbnail do vídeo

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado