18 anos depois

Globoplay resgata novela flopada e criticada pelo próprio autor: "Não deu certo"

Como uma Onda, de Walther Negrão, chega ao streaming nesta segunda-feira (30)


Ricardo Pereira e Alinne Moraes em Como uma Onda
Ricardo Pereira veio de Portugal para protagonizar Como uma Onda; Alinne Moraes também despontava com primeira protagonista na TV - Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo

O Globoplay resgata nesta segunda-feira (30) a novela Como uma Onda, que não fez grande sucesso entre 2004 e 2005, na faixa das 18h da Globo. Escrita por Walther Negrão, com direção de Dennis Carvalho, a novela chegou a ser criticada pelo próprio autor, em entrevista anos depois. Para ele, a produção “não deu certo” e “não cumpriu sua função”.

Como uma Onda contava a história de Daniel (Ricardo Pereira, em sua primeira novela no Brasil), um português que se envolve com as irmãs Nina (Alinne Moraes) e Lenita (Mel Lisboa) - se apaixona pela primeira e é alvo das investidas da segunda. Praiana, a novela era ambientada em Florianópolis (SC) e tentava repetir o êxito de Tropicaliente (1994), do mesmo autor, que se passava em Fortaleza (CE).

Como uma Onda foi uma tentativa de reeditar o sucesso de Tropicaliente, mas não deu muito certo. Era para fazer uma história numa praia porque, tanto quanto a novela de época, a novela com sol agrada muito lá fora, principalmente nos países frios”, comentou Negrão em entrevista ao livro Autores: Histórias da Teledramaturgia (2008).

“Eu tinha pensando no Espírito Santo, depois em Maceió, mas acabamos fazendo em Florianópolis. Não deu certo, quase não se gravou lâ. A cidade cenográfica de Tropicaliente, construída em Fortaleza, está lá até hoje, ao lado de um parque aquático. Virou atração turística. Em Santa Catarina, não tivemos o mesmo charme. Talvez porque as fazendas de ostras e mariscos sejam mais estáticas, não têm um belo visual como o dos barcos lagosteiros que fizemos em Tropicaliente.”

Walther Negrão

Como uma Onda
Maria Fernanda Cândido e Herson Capri viveram par romântico em Como uma Onda, agora no Globoplay - Foto: Divulgação/Globo

O autor pontuou: “Os barcos tinham bandeiras, pareciam embarcações piratas, com aqueles homens lindos em cima, Herson Capri, Márcio Garcia, sem falar nas mulheres, Carla Marins, Carolina Dieckmann. Só gente bonita queimada de sol. Foi um escândalo. Não conseguimos isso em Santa Catarina. Acho que a novela não cumpriu a sua função”.

O elenco de Como uma Onda tinha nomes em alta na época. Os jovens Alinne Moraes, Henri Castelli e Mel Lisboa ascendiam na Globo, assim como Cauã Reymond, também em início de carreira. Havia ainda Maria Fernanda Cândido em um papel incomum em sua carreira: Lavínia, a mulher de um pescador. O tema de abertura era o hit homônimo de Lulu Santos, lançado nos anos 1980 (ouça ao final do texto).

Exibida entre novembro de 2004 e junho de 2005, o novo resgate do Globoplay  teve média de 27 pontos na Grande São Paulo, segundo dados do Ibope da época. Foi bem menos que a média das duas antecessoras, Chocolate com Pimenta (2003) e Cabocla (2004), que fecharam com 35 e 34 pontos, respectivamente. A sucessora, Alma Gêmea (2005), deu 39.

Imagem da thumbnail do vídeo

 

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado