Último adeus

Corpo de Pelé é enterrado em cerimônia restrita após parar a cidade de Santos

O enterro estava previsto para o meio-dia, mas atrasou


Bombeiros carregando caixão de Pelé
Caixão de Pelé chegando a cemitério em Santos - Reprodução/TV Globo
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 03/01/2023 às 15:07,
atualizado em 03/01/2023 às 15:20

O corpo de Pelé (1940-2022) foi enterrado no cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral sul de São Paulo, na tarde desta terça-feira (3), onde chegou por volta das 14h. O enterro do Rei do Futebol estava marcado para o meio-dia, mas atrasou devido à aglomeração que o cortejo gerou nas ruas da cidade.

O cortejo foi feito em carro aberto do Corpo de Bombeiros e durou quase quatro horas. No trajeto, o corpo do jogador passou em frente à casa da mãe do craque, Dona Celeste, que está acamada, aos 100 anos. Nesse momento, as atenções se voltaram para Maria Lúcia, irmã do ex-jogador, que apareceu na sacada chorando e agradeceu ao público.

Entre as homenagens que marcaram a despedida de Pelé nesta terça, estão o minuto de silêncio, aplausos e um buzinaço feito pelas milhares de pessoas que seguiram o carro pela orla da praia santista durante o cortejo. Já nas ruas próximas ao cemitério, alguns torcedores do time no qual ele fez história soltaram fogos de artifício.

Antes do sepultamento, o padre Javier Mateo Arana fez uma cerimônia religiosa reservada a familiares e amigos. Depois, Pelé foi enterrado em um mausoléu providenciado especialmente para ele, que fica em um local que, segundo o Guiness World Records, é o cemitério vertical mais alto do mundo.

A ideia inicial era de que Pelé fosse sepultado em um jazigo no nono andar do cemitério, local que ele mesmo escolheu em vida por ter visão para o estádio da Vila Belmiro. Lá, também estão alguns de seus familiares, como seu pai, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, e o irmão, Jair Arantes do Nascimento, o Zoca.

Porém, apesar de a família já ter um espaço no memorial, o corpo de Pelé ficará no primeiro andar, em um mausoléu projetado especialmente para ele.

Cortejo com corpo de Pelé passou pela casa da família

Montagem de fotos de irmã de Pelé e cortejo

O cortejo com o corpo de Pelé (1940-2022) chegou em frente à residência da família por volta das 12h10 desta terça-feira (3). O ato tomou as ruas de Santos (SP), onde o Rei do Futebol foi velado, na Vila Belmiro. Na sacada de casa, a irmã do craque, Maria Lúcia, acenou e chorou ao ver o caixão, o que comoveu comentaristas da Globo.

Acamada, Dona Celeste, mãe do craque, que tem hoje 100 anos, não apareceu nas imagens. Já Maria Lúcia, irmã do atleta, acenou da sacada. “Está emocionada”, percebeu Júnior. “Ela e nós”, acrescentou Cléber Machado.

O ex-jogador compartilhou a emoção do colega: “Impossível não ficar com os olhos marejados”. Cleber seguiu falando sobre Maria Lúcia: “Ela não foi à Vila Belmiro. É uma senhora de 78 anos que cuida de uma mãe de 100 anos”.

O velório de Pelé começou na manhã de segunda-feira (2) e durou 24 horas. Nesta terça, a cerimônia recebeu a presença do presidente Lula (PT), acompanhado da primeira-dama Janja. O funeral terminou às 10h, dando lugar ao cortejo, que arrastou milhares de pessoas pelas ruas de Santos.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado