Morreu nesta quinta

Por que Pelé não jogou os primeiros jogos da Copa de 58

Estreia do jogador da Copa do Mundo foi adiada por conta de lesão


Pelé durante participação em jogo da Seleção brasileira
Pelé durante participação em jogo da Seleção brasileira - Foto: Reprodução
Por Daniele Amorim

Publicado em 29/12/2022 às 19:28,
atualizado em 29/12/2022 às 19:28

Morto nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, Pelé apareceu para o mundo ao estrear no terceiro jogo da Seleção Brasileira na Copa de 1958, na Suécia. O atacante do Santos, no entanto, foi originalmente escalado para ser titular na competição. Porém, ele perdeu as duas primeiras disputas por ter sofrido uma lesão em um amistoso contra o Corinthians a três dias do embarque.

Os bastidores da preparação da Seleção foram contadas pelo escritor Ruy Castro no livro Estrela Solitária, que é uma biografia de Mané Garrincha, atacante do Botafogo e companheiro de Pelé nos mundiais de 1958, 1962 e 1966. 

"Ari Clemente, zagueiro do Corinthians, largou a bola e acertou um pontapé arrasador em Pelé.  Não era a sua primeira tentativa de esquartejamento. Pelé rolou em campo com as duas mãos no joelho direito. Seu grito de dor foi ouvido no túnel. Mário Américo, massagista da seleção, nem olhou para o juiz João Etzel. Invadiu correndo o campo para socorrer Pelé e, de passagem, berrou para Ari Clemente, à sua maneira de gago: Por que fez isso, seu filho da puta?", diz o trecho do livro. 

Na época, era comum que a Confederação Brasileira de Desportos, atualmente conhecida como CBF, fizesse amistosos da Seleção contra times nacionais. As disputas eram usadas pela instituição para arrecadar dinheiro com o intuito de custear as viagens da Canarinho.

Idade de Pelé contribuiu para sua melhora 

Ainda no vestiário do Pacaembu, onde aconteceu o jogo, o médico da Seleção, Hilton Gosling, analisou o joelho do craque e chegou a conclusão de que havia uma chance do atacante se recuperar a tempo do Mundial por ter apenas 17 anos. Assim, o técnico Vicente Feola determinou que o jogador não fosse cortado.

A estreia do jogador, então, deu-se contra a União Soviética ainda na fase de grupos da Copa do Mundo de 1958. O placar foi de 2 a 0, com gols de Vavá. 

Pelé decidiu em jogos de Mata-Mata na Copa de 1958

Por que Pelé não jogou os primeiros jogos da Copa de 58

O primeiro gol do atacante veio no jogo seguinte, válido pelas quartas-de-finais, contra o País de Gales. Aos 66 minutos, Pelé carimbou a ida do Brasil para as semifinais com um placar magro de 1 a 0. 

Na próxima partida, contra a França, o atleta fez um hat-trick na sua terceira participação em jogos da Copa do Mundo. A marca é atingida quando um jogador faz três gols na mesma partida. Além dele, o Brasil balançou as redes com Didi e Vavá. O placar foi de 5 a 2. 

Na final, o Brasil teve que enfrentar a Suécia. A Seleção da casa começou o confronto na frente aos quatro minutos do primeiro tempo. No entanto, a amarelinha empatou aos nove minutos e ampliou o placar aos 32. Ambos os gols foram de Vavá. 

Pelé, no entanto, não fez feio e também fez o público brasileiro gritar de alegria. Ele fez dois gols, aos 55 e 80 minutos. Por fim, Zagallo também balançou as redes no começo do segundo tempo. O Brasil venceu por 5 a 2 e se consagrou com sua primeira taça da Copa do Mundo. 

 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado