Análise

Gal Costa foi fundamental para teledramaturgia brasileira, diz especialista

Cantora que morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos, fez história na TV ao emprestar sua voz para dezenas de novelas e minisséries


Gal Costa
Gal Costa foi convidada para interpretar a personagem-título de Gabriela, em 1975, mas recusou proposta da Globo - Foto: Reprodução/Instagram
Por Walter Felix

Publicado em 09/11/2022 às 14:07,
atualizado em 09/11/2022 às 14:23

Gal Costa (1945-2022), que morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos, foi fundamental não apenas para a MPB, mas também para a TV brasileira. É o que afirma o escritor, jornalista e pesquisador Guilherme Bryan, autor do livro Teletema: A História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira, lançado em 2014 e escrito em parceria com o novelista Vincent Villari.

“Gal Costa é, sem dúvida, uma das maiores cantoras do mundo! Tive a grande honra de entrevistá-la para uma edição especial da revista Rolling Stone a respeito das 100 maiores vozes da música brasileira. E, como não poderia deixar de ser, ela é fundamental na história da teledramaturgia brasileira e de suas trilhas”, avalia Guilherme Bryan.

O especialista cita Modinha para Gabriela, tema das duas versões do livro de Jorge Amado para a TV, exibidas na Globo em 1975 e 2012. “No livro Teletema, ela contou a mim e ao Vincent que foi convidada para interpretar a personagem-título, o que acabou não acontecendo”, recorda Guilherme, que também é coordenador da pós-graduação em Teledramaturgia no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Ele cita ainda a abertura de Vale Tudo (1988) com a interpretação de Brasil, de Cazuza (1958-1990), em meio a imagens de cartão-postal do país. A intepretação marcante de Gal para versos como “Brasil/ Mostra tua cara/ Quero ver quem paga/ Pra gente ficar assim” casou perfeitamente com a história sobre corrupção e honestidade, criada pelo amigo da cantora Gilberto Braga (1945-2021).

Imagem da thumbnail do vídeo

“Ela também se fez presente com canções, interpretadas por sua linda voz, em quase todas as adaptações dos livros de Jorge Amado”, destaca Guilherme. Foi assim quando, novamente, Gal marcou presença na abertura de Porto dos Milagres (2001), com Caminhos do Mar. Já a romântica Alguém me Disse foi tema de Tieta (1989).

A parceria com Caetano Veloso também teve grande valor para as trilhas de novela. “Gal ilustrou outras inúmeras tramas nas suas inesquecíveis gravações de canções compostas por seu eterno amigo”, diz Guilherme. É o caso de Baby, de seu primeiro álbum, de 1969, que foi tema da minissérie Anos Rebeldes (1992), ambientada na ditadura militar.

“Gilberto Braga nos contou no Teletema também que foi o maior tapete vermelho que ele estendeu [à cantora] quando a personagem da Malu Mader, na minissérie, anuncia o surgimento de uma nova cantora da música brasileira, e começam a tocar os primeiros acordes de Baby. Foi uma cena muito linda!”

Guilherme Bryan

O pesquisador ressalta o importante papel de Guto Graça Mello e Mariozinho Rocha, diretores musicais na Globo, para a inclusão de Gal Costa nas trilhas de novelas, séries e minisséries. “Fica o pedido sincero para que essa voz tão singular e uma das mais lindas do mundo siga acompanhando muitos personagens para sempre.”

Gal Costa morre aos 77 anos

imagem-texto

A morte de Gal Costa, aos 77 anos, foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora. Sua última apresentação foi no festival Coala, em São Paulo (SP), em setembro. Ela estava afastada dos palcos até o final de novembro, por recomendações médicas

A cantora estaria entre as atrações do festival Primavera Sound, que foi realizado no último fim de semana, também em SP. A participação foi cancelada de última hora porque ela precisava se recuperar da retirada, em setembro, de um nódulo na fossa nasal direita, de acordo com a equipe da artista.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado