Milionária!

Shakira tem patrimônio revelado em processo de fraude fiscal; saiba

A cantora foi acusada de não pagar impostos na Espanha


Shakira de cropped tomara que caia vermelho e cabelos soltos, passando a mão nas madeixas
Shakira em clique publicado nas redes sociais - Reprodução/Instagram

O processo de fraude fiscal que Shakira está enfrentando na Espanha revelou o tamanho de seu patrimônio. Segundo informações divulgadas pelo jornal El Tiempo, a fortuna da cantora, em 2014, foi avaliada em 117 milhões de euros, cerca de R$ 614 milhões na cotação atual. 

O Ministério Público de Barcelona, que acusa a artista de não ter pago impostos durante o tempo em que morou no país, apontou que a loira transferiu os valores aos quais tem direito por suas composições, o que equivaleria a 30 milhões de euros, além de possuir empresas ativas em vários países como Luxemburgo, Ilhas Virgens, Panamá, Holanda e Malta.

A investigação também revelou patrimônios de Shakira em Nova York, Bahamas, Barcelona, Uruguai e Barranquilla, cidade natal da ex de Piqué. No processo, o governo espanhol também rastreou contratos que a famosa teve com o The Voice e produtos lançados com sua marca, como o perfume Dance.

No último dia 29, o Ministério Público de Barcelona pediu uma pena de mais de oito anos de prisão para a cantora Shakira. O motivo é que ela teria cometido seis crimes contra a Fazenda Pública por suposta fraude de 14,5 milhões de euros (cerca de 90 milhões de reais na cotação atual).

O fisco espanhol encontrou provas que em 2012, a cantora já residia na Espanha e era obrigada a pagar impostos no país, mas ela teria escondido sua renda através de um esquema que se baseava em paraísos fiscais.

A cantora colombiana, segundo o Ministério Público, ficou por 242 dias na Espanha em 2012; 2012 dias em 2013 e 243 dias em 2014. Ela se ausentou exclusivamente para cumprir compromissos profissionais e de lazer: 124 dias em 2012; 153 dias em 2013 e 122 dias em 2014. É computado mais de 183 dias no território espanhol para adquirir o status de residente, diz o fisco.

A Justiça também entende que Shakira tinha o desejo não de pagar impostos e usou uma rede de empresas que havia sido criadas anos antes e a utilizou nos três exercícios mencionados para esconder da Agência de Administração Tributária do Estado (AEAT) e Agência Tributária da Catalunha (ATC) os rendimentos já recebidos.

Shakira: o outro lado

Shakira com expressão preocupada e mão no rosto

Para se defender, a artista, em comunicado, afirmou que prefere deixar os assuntos nas mãos da lei e tem confiança que lhe será dada a razão. A defesa argumenta que a colombiana sempre teve "uma condução impecável como pessoa e contribuinte e uma total disposição para resolver quaisquer diferenças desde o início, mesmo antes do processo penal".

Ainda que discorde dos rumos do processo, ela já devolveu 17,2 milhões de euros (90 milhões de reais) à receita espanhola. Os advogados da ex-esposa de Piqué afirmam que ela vivia nas Bahamas desde 2004 e viajou "sem parar" a partir daí, mas seu período na Espanha não excedeu o período que a obrigava pagar impostos.

A acusação contra Shakira foi registrada por um promotor público em 2018. A investigação coletou postagens da cantora em redes sociais e estabelecimentos comerciais frequentados por ela para tentar provar que ela fixou residência no país.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado