Parabéns!

Regina Duarte 75 anos: Longe das novelas, atriz já rejeitou rótulo de "namoradinha do Brasil"

Atriz deixou a Globo em 2020 para assumir o cargo de secretária especial da cultura do governo Bolsonaro


Regina Duarte usa uma camisa laranja de cetim com manga comprido, um relógio no pulso e as mãos sob o queixo, sentada em uma cadeira
Regina Duarte completa 75 anos longe das novelas que a consagraram na TV - João Cotta/Globo

Regina Duarte completa 75 anos neste sábado (5). Longe das novelas desde 2018, a atriz saiu da Globo em 2020 após um contrato de mais de 50 anos, para assumir o cargo de secretária especial da cultura do governo Bolsonaro. Ela deixou a função apenas três meses depois, em junho de 2020, com a promessa do presidente de que assumiria Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o que nunca ocorreu.

Desde então, Regina é apoiadora do governo e atuante nas redes sociais sobre temas políticos em vigor. Mas, fora as polêmicas, a atriz tornou-se nacionalmente conhecida com seus trabalhos em novelas brasileiras desde 1965, quando estreou na TV Excelsioar em A Deusa Vencida e merece ter esse talento relembrado em sua longa trajetória, que inclui personagens icônicas e inesquecíveis de telenovelas como a viúva Porcina de Roque Santeiro (1985) e a Maria do Carmo de Rainha da Sucata (1990).

Regina Duarte 75 anos: Longe das novelas, atriz já rejeitou rótulo de \"namoradinha do Brasil\"

Do início na TV até 2018, a atriz quase não parou, emendou várias mocinhas desde a sua estreia na Globo na novela Véu de Noiva (1969) que lhe renderam o título de "Namoradinha do Brasil". As personagens com personalidades semelhantes, eram mocinhas frágeis, submissas e sofredoras. Elas caíram no gosto do público, mas a atriz rejeitou o rótulo oito anos depois, deu uma pausa na TV e foi se dedicar ao teatro.

"Passei oito anos da minha vida fazendo sempre meninas muito sofredoras, submissas, passivas...sem muita definição dos próprios desejos, sem autoconhecimento, meninas sub-julgadas mesmo pela autoridade do pai, do marido ou do namorado ou das instituições", contou a atriz em entrevista ao Memória Globo.

Regina Duarte 75 anos: Longe das novelas, atriz já rejeitou rótulo de \"namoradinha do Brasil\"

Incomodada por ser chamada para fazer mocinhas muito parecidas em uma sequência de novelas, entre elas, Irmãos Coragem (1970), Minha Doce Namorada (1971), Selva de Pedra (1972) e "Carinhoso", Regina percebeu que era o momento de dar um descanso de sua imagem na TV em 1974 e só retornou em 1977 como protagonista da novela Nina, escrita por Walter George Durst, com roteiro final de Walter Avancini.

"Parei por três anos para fazer televisão, porque sentia que precisava me reciclar, reabastecer como atriz. Fui para o teatro fazer Reveillon, uma peça polêmica, deu bastante o que falar. Logo depois, dei uma entrevista para as páginas amarelas da Veja e o título era 'A ex-namoradinha do Brasil' porque eu já estava rompendo com a imagem daquela moça sempre igual que eu estava fazendo nos últimos anos", disse ela.

Regina Duarte diz que aceitaria trabalho na Record: "Novela bíblica é tudo"

Em julho do ano passado, a atriz afirmou, em rede social, que aceitaria o convite para participar de uma novela da Record.

“Claro que sim, por que não? Eu adoro as novelas da Record, acho que já têm uma qualidade consistente. Adoro as bíblicas, acho que novela bíblica é tudo, estou encantada com elas”, escreveu Regina Duarte em resposta a um comentário de seguidor no Instagram.

Seu mais recente trabalho na Globo foi em Tempo de Amar (2018), às 18h, como a cafetina Madame Lucerne. Em 2021, ela também apareceu na reprise de Império (2014), no horário nobre.

Neste sábado, dia do aniversário de Regina Duarte, os fãs parabenizam a atriz pela data especial e estão saudosos de vê-la atuando em novelas. Será que veremos ela na Record em breve?

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado