Sucesso

Anitta 10 anos: De Furacão 2000 a carreira internacional

Década da cantora foi cercada de mudanças


Anitta no palco
Anitta se tornou um dos principais nomes da música - Foto: Reprodução

Em 2010, a jovem Larissa passou a buscar o seu sonho de ser uma das maiores cantoras da música brasileira. 10 anos depois, hoje Anitta é sem dúvida uma artista de sucesso e com um grande legado. A funkeira conseguiu emplacar hits, comandar programas de TV, atuar em novela e se envolver em polêmicas.

O NaTelinha buscou 10 pontos que fizeram a carreira de Anitta decolar e se consolidar no mercado. Com milhões de fãs, visualizações no YouTube e prestígio no meio artístico, a Poderosa tem motivos de sobra para comemorar suas conquistas nos últimos 10 anos.

Confira:

Furacão 2000

Em 2010, Anitta ainda era chamada de Larissa e recebeu o convite do produtor Renato Azevedo, conhecido como Batutinha, para realizar alguns testes após tê-la visto em alguns vídeos. No final daquele ano, a cantora lançou sua primeira canção nas rádios do Rio de Janeiro.

Sua primeira aparição na TV ocorreu no Domingão do Faustão em um quadro exibido pela internet. Porém, sua vida mudou radicalmente em 2012, quando ela esteve no programa Cante se Puder, do SBT. Ao se apresentar com a música Exttravasa, de Claudia Leitte, chamou a atenção da Kamilla Fialho. A empresária pagou a multa rescisória e passou a cuidar da carreira da artista.

Anitta

No início da carreira, ela era Larissa, mas seu nome artístico foi alterado para Anitta, em homenagem a minissérie Presença de Anitta (2001), exibida na Globo. “Eu me sentia muito envolvida por aquela personagem, porque a Anita dizia que ela podia ser várias mulheres ao mesmo tempo. Eu achava isso incrível, porque eu acredito que a gente pode ser tudo, a gente não precisa se limitar”, contou em entrevista para a TV Brasil em 2017.

Em janeiro de 2013, com seu novo nome, Anitta estourou nas rádios brasileiras com Meiga e Abusada. Isso lhe rendeu um contrato com a Warner Music e abriu um novo caminho para ela, incluindo participação na trilha sonora de Amor à Vida (2013-2014), novela das 21h da Globo.

Show das Poderosas

Meiga e Abusada fez sucesso em todo país, mas a vida da cantora mudou para sempre com o Show das Poderosas. No início, familiares e a produtora não quiseram a canção e insistiram em Tá na Mira. Entretanto, após muita insistência da Anitta, ela conseguiu lançar a música.

“Eu falava assim: 'Não, gente, vocês estão desperdiçando. Não é isso, não é isso'. Não gostei do clipe de 'Tá na Mira', achei que ficou horrível, fiz toda cheia de má vontade”, contou Anitta em diversas entrevistas. Ela havia dito para todos que Show das Poderosas iria ser um divisor de água em sua carreira. De fato, Show das Poderosas foi a terceira música mais tocada em todo país.

Consolidação

O segundo álbum de Anitta conseguiu fazer sucesso com as canções Na Batida e Ritmo Perfeito, contudo, não teve a mesma repercussão que Show das Poderosas. Isso fez com que alguns especialistas a apontassem como uma artista passageira. Porém, ela surpreendeu com Bang.

Lançada em 2015, Bang conseguiu se posicionar nas dez melhores posições da Billboard Brasil Hot 100 Airplay, conseguindo também se destacar em tabelas regionais brasileiras, tais como a de Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória. A dança também embalou muitos programas brasileiros, como o Encontro com Fátima Bernardes, e ainda entrou na trilha sonora de Haja Coração (2016). A partir dali, Anitta entrou no hall das principais cantoras brasileiras.

Olimpíadas

Principal cantora do Brasil entre 2015 e 2016, Anitta ainda era vista com maus olhos por alguns artistas. Quem conhece os bastidores musicais, sabe que existe um grupo de que “batiza” cantores para serem aceitos no universo da elite intelectual do país. Gilberto Gil e Caetano Veloso são apontados como representantes desse “time”, conforme explicou Leo Dias pelas redes sociais no ano passado.

“Anitta usou Preta para se aproximar de Marina Morena. Graças a Marina, Anitta virou querida de Caetano e Gil. Sendo assim, a elite intelectual abraçava Anitta. Gol”, disse o autor da biografia da funkeira. De fato, a artista conquistou os holofotes da mídia ao se apresentar nas Olimpíadas do Rio ao lado de Gil e Caetano. Ali ela já mostrava seu interesse em seguir carreira internacional.

Parcerias internacionais

Formar parceria com Gil e Caetano ajudou Anitta a dar seu pontapé inicial para conquistar sucesso fora do país. Entretanto, ela passou a dividir seus hits com artistas internacionais. Sua primeira experiência aconteceu com Andrea Bocelli. Só que ainda era pouco pra ela.

Com Switch, seu primeiro single em inglês, Anitta conta com a colaboração de Iggy Azalea. Ao longo dos anos, dividiu o palco com Snoop Dogg, J Balvin, Black Eyed Peas, Cardi B, entre outros estrangeiros. Todas essas iniciativas tinham claro objetivo conquistar o mercado estrangeiro.

Parcerias nacionais

As parcerias nacionais também fortaleceram a marca Anitta e permitiram que novos artistas conquistassem espaço na mídia, como é o caso de Pabllo Vittar. A cantora drag queen explodiu nas paradas de sucesso e hoje é um dos maiores símbolos da comunidade LGBTQI+.

A funkeira também cantou com Wesley Safadão, Ludmilla, Marília Mendonça, MC Cabelinho, Melim, Luísa Sonza, MC Rebecca, Lexa, Luan Santana, entre tantos outros artistas. Isso a permitiu bater recordes de visualizações no YouTube e plataformas de streamings.

Programas de TV

Com enorme sucesso na música, Anitta embarcou para a televisão e apresentou duas temporadas do Música Boa Ao Vivo e do Sai do Chão. Também teve um programa chamado Anitta Entrou no Grupo, além de comandar o Prêmio Multishow de 2018 e 2019.

Em 2018, foi jurada do La Voz... México e recebeu o convite para ser supertécnica do The Voice Brasil. Além disso, participou de diversas novelas como si mesma e atuou em Amor de Mãe, em fevereiro deste ano, como a personagem Sabrina.

Polêmicas

Anitta 10 anos: De Furacão 2000 a carreira internacional

A carreira de Anitta se consolidou por conta do trabalho e dedicação dela, mas tudo isso aconteceu também no meio de tantas polêmicas. Se no início, as principais notícias eram sobre seu comportamento na profissão, nos últimos três anos, sua vida pessoal ganhou maior importância do que suas músicas.

No ano passado, a funkeira entrou em pé de guerra com Ludmilla por causa da música Onda Diferente. Pouco tempo depois, a cantora rompeu relações com Leo Dias e uma avalanche de informações do passado surgiu na mídia, como a confusão entre a Poderosa e Preta Gil.

Namoros

Anitta 10 anos: De Furacão 2000 a carreira internacional

Anitta sempre teve muitos romances ao longo da sua carreira, mas no começo eram apenas boatos e ela se manteve discreta. Quando se casou com Thiago Magalhães e o romance terminou em setembro de 2018, cercado de muita confusão e polêmica.

A partir daí, surgiu boatos que ela estaria namorando Neymar e também o surfista Gabriel Medina. Para surpresa de todos, ela assumiu seu romance com Pedro Scooby, mas tal relação durou cerca de três meses. Ela depois se envolveu com Gabriel David e Gui Araújo. Entre um término e outro, teve alguns flertes, incluindo mulheres.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado