Luto

Morre Chica Xavier, pioneira da TV, aos 88 anos

Atriz, que enfrentava câncer no pulmão em estágio avançado, estava internada no Rio de Janeiro


Aos 88 anos, Chica Xavier tinha mais de 60 anos de carreira, dedicados à TV, ao teatro e ao cinema
Chica Xavier atuou em diversas novelas da Globo, como Sinhá Moça, Renascer e Duas Caras - Foto: João Miguel Junior/TV Globo

A atriz Chica Xavier morreu na madrugada deste sábado (8), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Ela lutava contra um câncer no pulmão, descoberto em estágio avançado, segundo informações divulgadas pela família à imprensa. A veterana estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Batizada Francisca Xavier Queiroz, a artista nasceu em Salvador, em 1936, e foi uma das pioneiras da TV brasileira. Chica Xavier despontou como uma das principais representantes negras na cultura do país, posto firmado também no cinema e no teatro em mais de 60 anos de carreira.

Em novelas, fez sua estreia no ano de 1968, em Legião dos Esquecidos, da TV Excelsior. Migrou para a Globo em 1969, quando fez A Cabana do Pai Tomás, e seguiu presença constante nas produções da emissora nas décadas seguintes. Em 1986, viveu a escrava Bá em Sinhá Moça, uma espécie de protetora da personagem-título, vivida por Lucélia Santos.

Também se destacou em Renascer (1993), outra trama assinada por Benedito Ruy Barbosa, como a emprega e fiel escudeira do coronel José Inocêncio (Antônio Fagundes). Atuou ainda em O Rei do Gado (2006), Força de um Desejo (1999), Duas Caras (2007) e mais de 20 novelas. Seu último trabalho na TV foi em Cheias de Charme (2012), com participação especial.

Seu primeiro trabalho nos palcos foi em Orfeu da Conceição, de 1956. Também atuou no cinema, como em O Assalto ao Trem Pagador (1962), Inocência (1983), A Partilha (2001), Nosso Lar (2010), entre outros.

Chica Xavier era casada há 64 anos com o também ator Clementino Kelé, de 94 anos. Ela deixa os netos Luana Xavier, apresentadora do programa Viagem a Qualquer Custo, no Multishow, e Ernesto Xavier, ator e jornalista.

Nota da Globo destaca legado de Chica Xavier na arte brasileira

A Globo enviou nota à imprensa sobre a morte de Chica Xavier. Confira o texto na íntegra:

Diz o ditado que baiano não nasce, estreia. Não à toa, o estado da Bahia passou a ser conhecido como verdadeiro berço de talentos da arte e da cultura brasileira. Neste sábado, dia 8, a Boa Terra perdeu uma referência de sua história artística. Francisca Xavier Queiroz de Jesus, ou simplesmente Chica Xavier, morreu aos 88 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer no pulmão que foi descoberto em estágio avançado. Uma precursora, símbolo de gerações de atrizes e atores negros, de representatividade, que trazia em cada cena ou fala traços latentes de baianidade. Nunca negou a origem. Um sorriso inconfundível, que bastava ser visto uma vez para não mais esquecer.
 
Conhecida por papéis emblemáticos e que marcaram a memória afetiva do público na TV, no cinema e no teatro, Chica Xavier mudou-se para o Rio de Janeiro em 1953, aos 21 anos, com o sonho de se aprofundar na arte. O companheiro de uma vida foi o também ator Clementino Kelé, com quem no último mês de julho completou 64 anos de casada. Começaram este matrimônio justamente no mesmo ano de 1956 que encenaram a primeira peça de suas carreiras: "Orfeu da Conceição", de Vinícius de Moraes. Recentemente, em uma entrevista, ela foi simples e direta sobre a relação com o marido: "Sou Chica Xavier, mas mais do que isso, eu sou Chica de Kelé". A união gerou três filhos - Christina, Izabela e Clementino Junior - e três netos - Ernesto Junior, Luana Xavier e Oranyan.
 
No cinema, estreou em 1962, no filme "Assalto ao Trem Pagador", dirigido por Roberto Farias. Participou de inúmeras novelas na TV Globo. A primeira delas foi ‘Os Ossos do Barão’, quando interpretou a personagem Rosa, em 1973. A novela marcou o início da carreira dela na TV. Desde então, foram mais de 50 personagens só na televisão, como a Bá, de ‘Sinhá Moça’, Inácia, de ‘Renascer’ e a mãe-de-santo Magé Bassã da minissérie 'Tenda dos Milagres'. Esteve presente em outras novelas, como ‘Pátria Minha’, ‘Cara & Coroa’, ‘Rei do Gado’, ‘Força de um Desejo’. O trabalho mais recente na emissora foi na novela ‘Cheias de Charme’, em 2012. Na última quarta-feira, Chica Xavier deu entrada em um hospital na Zona Oeste do Rio de Janeiro com um quadro de desconforto respiratório contínuo.
 
Em 2010, recebeu o Troféu Palmares concedido pelo MINc, através da Fundação Cultural Palmares, pelo trabalho de preservação e incentivo à cultura afro-brasileira. Em 2011, foi homenageada ao dar o nome ao Centro Cultural Atriz Chica Xavier do projeto. No Palco da Vida, que também abriga o acervo de sua brilhante carreira no Teatro, TV e Cinema. Já em 2013 a biografia "Chica Xavier: Mãe do Brasil" foi lançada. Escrita por Teresa Montero, o livro registra toda trajetória desse ícone da dramaturgia brasileira.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado