Desabafo

Larissa Manoela se posiciona após ato racista de Rodrigo Branco: "Indignada"

Atriz lamentou o comentário do empresário


Larissa Manoela e Rodrigo Branco
Larissa Manoela e Rodrigo Branco - Foto: Reprodução

Larissa Manoela utilizou sua conta do Instagram na última quarta-feira (1°) para falar sobre racismo em meio à confusão envolvendo o empresário Rodrigo Branco, amigo da atriz, que está sendo criticado por comentários racistas contra Thelma, participante do BBB20, e Maju Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje.

A artista usou o BBB20 como exemplo, compartilhando uma explicação de histórica do ator Babu Santana sobre o significado da palavra negro, fazendo com que as sisters da casa refletissem sobre o assunto.

“Quem tem boca fala o que quer. Que tem propriedade a gente escuta. Estamos vivendo em um tempo onde muitos de nós sentamos à noite em nosso sofá e somos presenteados com um dos programas de maior entretenimento do país. Não assisto Big Brother Brasil de hoje! Eu acompanho a cada ano, mas confesso que esse ano me pegou de jeito! Lá dentro existem (e existiram, pois já foram eliminados) muitas pessoas que eu conheço. Gosto de prestigiar quem eu de alguma forma já tive contato ou acompanho através das redes sociais. Minha torcida ontem era pra Manu Gavassi ficar. Muito me admira a presença e postura dela no jogo, sensata, inteligente e humilde, iniciou.

"Hoje em uma conversa com Babu Santana sobre racismo, Manu perguntou ao Babu como é a maneira certa de se referir às pessoas que tem a pele de cor preta! Deem play, Babu deu aula. Incrivelmente o tema racismo debatido desde antes de ontem nessa rede social chegou dentro do BBB sem eles ao menos saberem o que se passa aqui fora. Um programa que abrange boa parte da população brasileira tendo representantes fortes debatendo sobre esse tema é muito potente. Babu, Thelma, Maju e nenhuma pessoa preta merece passar por tamanho preconceito”, seguiu.

Sem citar o nome de Rodrigo Branco, Larissa Manoela falou em indignação: “Não dá pra aceitar ofensa, diminuição, julgamento, demérito, injúria. Não compactuo com nenhuma palavra dita através de uma live feita nessa rede. Esse episódio me deixou estarrecida, indignada e, ao mesmo tempo, enganada. Infelizmente, muitas vezes ouvimos falar ou até mesmo presenciamos pessoas expressarem esse tipo de pensamento racista. Eu mesma interpretei uma personagem racista e confesso que sofria de verdade e que ficava muito mal ao interpretá-la. Mas fora do set sempre passei valores morais contrários aos da ficção, procurando conscientizar as pessoas de quão grave era essa atitude. Confesso que pra mim e para os meus pais foi um choque enorme, por essa atitude ter vindo de uma pessoa que nós conhecemos e que até então não tinha tido esse comportamento insensato”.

"Não existe defesa para isso. Racismo é crime. É preciso assumir e se responsabilizar por essas atitudes. Suas falas invertem valores, inclusive os meus e distorcem a realidade em que vivemos. Brancos são privilegiados sim. Sempre foram. Você que está lendo pode não saber, eu não sei, e nenhum branco saberá o que é sofrer por causa da cor da sua pele. Tenho total noção do meu privilégio e, justamente por isso, não posso ficar calada. Ficar em silêncio seria compactuar com a dor e o sofrimento que esse tipo de fala e atitude provocam todos os dias. Racismo não!”, concluiu.

Larissa Manoela não foi a única

Além da atriz, Preta Gil também usou suas redes sociais para mostrar muita tristeza com o comentário de Rodrigo Branco sobre Maju Coutinho e Thelma, afirmando que não ficaria calada diante de racismo.

“Chamei esse amigo no WhatsApp e falei exatamente como estava me sentindo. Disse: ‘não poderei e não quero te defender’. Racismo é crime, ignorância histórica intelectual, hoje em dia, vindo de um homem branco e rico, é inaceitável”, disparou a cantora, que é amiga do empresário há 20 anos.

Rita Batista também se manifestou e comentou no perfil de Rodrigo, que a dirigiu no programa Muito Mais, que estava decepcionada com ele. “Fui acordada pelas merdas que você falou, pelo crime que você cometeu”, disparou. A postagem da apresentadora foi apagada da página do empresário.

Cleo não ficou quieta e escreveu um texto detonando o ex-diretor da Band. "Eu, mulher cis branca, ciente dos meus privilégios, penso que o racismo é problema do branco, não do negro. Fiquei esses dias pensando no que dizer sobre a live revoltante de um sujeito que não merece qualquer tipo de nada de bom. Ao meu ver e tudo que eu sinto que posso dizer, é: Eu repudio as palavras nojentas e mentirosas de Rodrigo Branco. Esse tipo de gente não representa o que é bom nesse país e muito infelizmente existem muitas por aí. No mais, racismo é crime. Fim".

Comentário de Rodrigo Branco

Ex-diretor da Band, Rodrigo Branco causou a maior polêmica na noite da última segunda-feira (30) ao fazer comentários considerados racistas por internautas. Amigo de diversas celebridades, ele criticou Maju Coutinho e Thelma em live no Instagram com a influenciadora Ju de Paulla.

O empresário falava sobre o BBB20, quando disse, em tom de deboche, que todo mundo estava votando em Thelma "porque ela é negra, coitada" e que "ela ganhou uma provinha e ficou se achando melhor que todo mundo".

Ju de Paulla não gostou do comentário do entrevistado e ele tentou explicar seu ponto novamente, desta vez citando a apresentadora do Jornal Hoje, Maju Coutinho, o que gerou ainda mais revolta.

“É a mesma coisa que falo da Maju Coutinho. Ela é péssima, é horrível. Fala tudo errado. Eu assisti hoje e ela fala tudo errado. Ela só está lá por causa da cor”, disparou o profissional.

Ao perceber a reação negativa na web, Rodrigo usou sua conta do Instagram para pedir desculpas pelos seus comentários. “Sei que desculpa não corrige o erro, mas é o mínimo. Já pedi a Ju de Paulla - aos meus amigos que me chamaram sobre o que eu falei e repasso a todos meu pedido de desculpa incluindo a Thelma e Maju! Boa Noite”, escreveu.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado