Biografia

"Se não puder fazer novelas do jeito que gosto e sei fazer, não quero mais. Não adianta ficar igual papagaio, repetindo o que se pede"

  • Nome: Aracy Balabanian
  • Nascimento: 22/02/1940
  • Idade: 81 anos
  • Sígno: Peixes
  • Estado civil: Solteira
  • Profissão: Atriz
  • País: Brasil
  • Cidade: Campo Grande (MS)

Aracy Balabanian é atriz, com mais de 60 anos de carreira dedicados à TV, ao teatro e ao cinema. Filha de armênios que vieram para o Brasil fugindo do genocídio promovido pelos turcos otomanos e fixaram-se em Campo Grande (MS). Ingressou na vida artística pelos palcos, enfrentando o preconceito da época.

A estreia na televisão foi com a peça Antígona, de Sófocles, na Tupi. Depois, seguiu carreira em novelas. O primeiro sucesso foi como protagonista de Antônio Maria (1968), trabalho que lhe rendeu o respeito da crítica e da própria família. Também fez Nino, o Italianinho (1969), novamente na Tupi.

Migrou para a Globo, onde estreou na novela O Primeiro Amor (1972). Teve destaque na pele da doce Gabriela no infantil Vila Sésamo (1972). Protagonizou diversas tramas, incluindo Corrida do Ouro (1974), Locomotivas (1977) e Pecado Rasgado (1978), seguindo com papéis de destaque nos anos seguintes.

Foram vários personagens marcantes ao longo da carreira: a sofrida Maria Faz-Favor de Coração Alado (1980); a divertida Dona Armênia de Rainha da Sucata (1990), que retornou à cena em Deus nos Acuda (1992); a perigosa Filomena Ferreto de A Próxima Vítima (1995); e a socialite Cassandra da sitcom Sai de Baixo (1996-2002), entre outras.

Paralelamente à carreira na TV, seguiu com trajetória no cinema e como um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. Entre os principais trabalhos, estão peças dirigidas por Ademar Guerra, como Hair (1968) e interpretando Clarice Lispector em Clarice Coração Selvagem (1998).

Em 2020, foi internada com insuficiência respiratória, mas recebeu alta após quatro dias. Por pertencer ao grupo de risco na pandemia da Covid-19, foi afastada do elenco da novela Quanto Mais Vida Melhor, da Globo, para a qual estava escalada.