Luto

Morre aos 53 anos Marcelo Yuka, fundador da banda O Rappa


Marcelo Yuka morreu após sofrer um segundo AVC
Divulgação

Morreu às 23h40 de sexta-feira (18) Marcelo Yuka. A informação foi confirmada na madrugada deste sábado (19), pelo Hospital Quinta D'or, no Rio de Janeiro.

Fundador da banda O Rappa, o músico de 53 anos foi internado em estado grave no dia 2 de Janeiro depois de sofrer um segundo AVC. O primeiro ocorreu em meados do ano passado.

Carioca, ativista, compositor e baterista, Yuka foi uma figura importantíssima enquanto esteve no grupo.

Responsável pela maioria das canções, ele escrevia sobre temas relevantes como violência urbana, racismo e desigualdade social.

Mesclando rock, reggae, rap e samba, levou a banda ao sucesso já no segundo álbum, "Rappa Mundi", lançado em 1996, que continha "Pescador de Ilusões".

Em 2000, ao tentar impedir um assalto na Tijuca, zona Norte do Rio, o artista acabou levando nove tiros, ficando paraplégico.

Em 2001, apesar de estar impossibilitado de tocar, Yuka participou do lançamento do álbum "Instinto Coletivo", gravado ao vivo durante show realizado antes do incidente.

No mesmo ano, Marcelo saiu de "O Rappa" alegando ter sido expulso pelos demais integrantes por divergência de ideias.

Morre aos 53 anos Marcelo Yuka, fundador da banda O Rappa

Carreira Solo e Política

Em 2004, Marcelo fundou a banda F.ur.t.o (Frente Urbana de Trabalhos Organizados), parte de um projeto social existente desde a época de "O Rappa".

Em 2009, Yuka foi novamente vítima de um assalto. Agredido por socos e pontapés, o músico só não foi atropelado porque os bandidos não conseguiram dar partida no carro adaptado para deficientes.

Em 2014, lançou sua autobiografia "Não se Preocupe Comigo", na qual relata suas experiências como ativista.

Dois anos depois, o letrista passou um bom tempo internado por causa de uma forte infecção.

Seu primeiro álbum solo veio em 2017, uma parceria com o DJ Apollo 9, Intitulado "Canções Para Depois Do Ódio".

O trabalho, um mix de batidas eletrônicas com ritmos afro, contou com as participações de Céu, Seu Jorge, Cibelle e Bukassa Kabengele.

Filiado ao PSOL durante oito anos, Marcelo Yuka chegou a concorrer nas eleições de 2012 como Vice-Prefeito na chapa do agora Deputado Federal Marcelo Freixo.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado