Enfoque NT

Antes esquecido, sábado se transforma em dia a ser explorado pelo SBT

SBT fortalece programação aos sábados


Maisa, Raul Gil e Patrícia Abravanel
Maisa, Raul Gil e Patrícia Abravanel: as tardes de sábado do SBT são deles

Quem não se lembra dos sábados do SBT nos anos 2000? A emissora lotava a programação de séries enlatadas, filmes e reprises, na tentativa de fazer uma contra-programação à Globo e focar naquele que sempre foi o seu dia mais nobre: o domingo.

Com alguns espasmos ao longo do tempo, como o "Show da Gente" que deu algum resultado com Netinho de Paula e até um "Fantasia" com vários apresentadores, foram alguns desses momentos fora da curva que teve alguma atenção.

Não podemos deixar de lembrar, claro, daquele que um dia foi o líder de audiência das tardes de sábado: Raul Gil. O lendário apresentador está no SBT desde 2010 e foi dele a missão de carregar o sábado do canal praticamente nas costas até agora.

Mudança de rotas

Justiça seja feita: embora o SBT tenha investido pra valer em 2019 no sábado, esse é um fator que vem mudando na emissora ao longo da década.

Além de Raul Gil, que foi um reforço de peso há quase 10 anos, o canal de Silvio Santos vem mesclando realities como o "Bake Off Brasil - Mão na Massa", "Fábrica de Casamentos", "Esquadrão da Moda", "Supernanny", "BBQ Brasil - Churrasco na Brasa", "Cozinha Sob Pressão", dentre outros no período noturno.

Concorrência vulnerável

Assim como o SBT, a concorrência também não vê o sábado como a menina dos olhos.

Prova disso é que a Globo, por exemplo, até começar o "Caldeirão do Huck", exibe o reprisado "Sai de Baixo" e transmitiu por anos a extinta "Sessão de Sábado", com longas mega batidos.

Espertamente, o SBT enxergou que poderia entrar na briga com um programa mais despojado e com um apelo mais moderno, o que acabou acontecendo com a estreia do "Programa da Maisa".

Na próxima semana, Patrícia Abravanel estreia no comando do "Topa ou Não Topa", que fez relativo sucesso nas mãos de Silvio Santos entre 2006 e 2008.

Para quem não se lembra, uma prévia do que era o sábado do SBT no ano de 2003:

Sorte no meio do caminho

As boas audiências nos sábados do SBT também tem uma dose de sorte. A emissora "achou" a série "Henry Danger", que volta e meia aparece como a maior audiência do dia, com índices de até dois dígitos de média.

"Henry Danger" foi comprada junto à Nickelodeon em 2015 como parte de um mini-pacote com mais outras duas séries: "Sullivan & Son" e "The Following", da Warner.

O SBT nunca teve uma programação tão forte e consolidada aos sábados.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado