Opinião

A Fazenda 2023: Erros grotescos e brigas aleatórias levam Record ao fracasso na estreia

Record repetiu os mesmos problemas das outras edições da Fazenda e marcou audiência pífia


Montagem com Adriane Galisteu com os participantes de A Fazenda
A Fazenda nem entrou no ar e já teve seu primeiro "forçado" barraco - Foto: Montagem/NaTelinha

A Record estreou na noite da última terça-feira (19) a 15ª edição do reality A Fazenda, tentando fugir do fracasso da temporada de 2022. Mas foi um novo programa com os velhos erros: elenco em sua maioria desconhecido, barracos aleatórios e uma estreia sem impacto. O resultado foi uma audiência de 5,3 pontos em São Paulo, o pior número nos 14 anos em que o formato passou a ser transmitido no país para concorrer com o BBB da Globo.

Com exceção de Rachel Sheherazade e André Gonçalves, os diretores da Fazenda parecem ter escolhido um elenco para repercutir somente na bolha do Twitter e sem uma curadoria mais profunda do que essa escolha poderia impactar na identificação do telespectador tradicional na plataforma da TV aberta.

A Fazenda 2023: Jenny Miranda enfrenta Cariúcha e deflagra gritos e deboches na Record

A Fazenda 2023: Clima esquenta e 1º beijo acontece debaixo do edredom; assista

São celebridades conhecidas como ex-marido de fulano, esposa de ciclano, participante do BBB e da MTV. No fundo, um bando de subcelebridades em busca de cachês mais altos e fama depois que sair do confinamento.

A Record não aprende, mesmo com tantos anos de experiência com reality. Um exemplo: a Globo, sabendo que o elenco do BBB é na sua maioria formado por desconhecidos, fica uma semana apresentando os personagens ao longo da sua programação em busca dessa identidade com o seu telespectador. E, na maioria das vezes, consegue.

Agindo de forma contrária com A Fazenda, a emissora do bispo Macedo parece não acreditar mais na força da sua própria plataforma.

Record repetiu erros na Fazenda 2023

A Fazenda 2023: Erros grotescos e brigas aleatórias levam Record ao fracasso na estreia

Outro problema do reality de Adriane Galisteu é que seus participantes agem de forma aleatória para brigar por qualquer coisa. Orientações que devem ter como origem seus agentes em busca da repercussão na mídia. A briga entre Jenny Miranda e Cariúcha, já nas primeiras horas do programa, é um bom exemplo disso.

O telespectador fica com a sensação de que perdeu algo importante para justificar uma explosão de gritos e palavrões entre as duas peoas. Mas no fundo, era somente vontade de brigar para ganhar destaque na edição. No BBB, as animosidades acontecem em decorrência da dificuldade da convivência. O diretor Rodrigo Carelli poderia ter buscado mudar essa característica lamentável de A Fazenda.

Na estreia do programa, os editores merecem elogios em relação ao VT produzido com os novos participantes e mesclando essas imagens com entradas clássicas do programa. Uma boa ideia. Porém, a pré-estreia realizada na última segunda-feira (18) tirou 50% do impacto da entrada dos peões desta temporada. Entregaram muito e ficou sem sentido exibir diversas cenas na terça. Erro grotesco na estratégia.

Vamos acompanhar, mas, pelo primeiro programa, não espero que a renovação desejada para o reality aconteça nesta edição.

FAZENDOMETRO

Expresse seus sentimentos aos participantes de A Fazenda 2023

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado