Exclusivo

Globo liga alerta e salva emprego de autores por culpa da Netflix e HBO Max

Emissora deve renovar contratos dos escritores de novela


Montagem com o logotipo da Globo, Netflix e HBO Max
Globo muda ordem após avanço da Netflix e HBO Max na produção de novelas - Foto: Montagem/NaTelinha

A Globo está atenta ao aumento da demanda de autores no mercado audiovisual após a Netflix e a Warner Bros. Discovery decidirem investir na produção de novelas. Com isso, o NaTelinha apurou que a emissora está revendo a decisão de contratar escritores apenas por projeto e deve manter o modelo de contrato fixo de dezenas dos profissionais da área, que estavam para ser demitidos, nos próximos anos.

Embora a Netflix e a Warner Bros. não utilizem o termo novela para suas novas apostas e usem macrossérie ou telessérie, o formato das suas produções é baseado na narrativa de um tradicional folhetim, tendo a diferença que desenvolvem a história com menos capítulos.

A Netflix acertou contrato com Angela Chaves, autora de Éramos Seis (2019), sucesso da Globo no horário das 18h. Na plataforma, ela está desenvolvendo Pedaço de Mim, que será protagonizada por Juliana Paes. A Netflix vem sondando outros nomes da Globo para futuros projetos.

A HBO Max, da Warner Bros. Discovery, vai iniciar as gravações de Beleza Fatal no segundo semestre e a história tem roteiro de Raphael Montes. A continuidade desse modelo de produção vai depender da performance do produto na plataforma.

Além das duas empresas, de acordo com o colunista Flávio Ricco, a Diosual, produtora de Guto Colunga, atendeu a um pedido da Telemundo - TV americana de língua espanhola – de buscar roteiros de autores brasileiro “capazes de suprir suas necessidades”.

Globo quer voltar a ter fila de novelas

Globo liga alerta e salva emprego de autores por culpa da Netflix e HBO Max

Além de evitar uma fuga de talentos para seus concorrentes, a intenção da Globo é retornar com a fila de folhetins que tinha para os seus três principais horários. Uma previsão de novelas que chegava a atingir o período de três anos. Atualmente, isso não existe.

Um exemplo é o horário das 21h, faixa mais valorizada da TV brasileira. Nesta segunda-feira (08), estreia Terra e Paixão, de Walcyr Carrasco, e em seguida, está programado o remake de Renascer, com previsão de entrar no ar no início de 2024.

Porém, não existe uma produção acertada para depois da trama criada por Benedito Ruy Barbosa. A Globo ainda busca o projeto. Essa imprevisibilidade é que a emissora quer acabar. De acordo com fontes ouvidas pela coluna, a decisão de manter autores por contrato fixo atinge apenas novos talentos.

Somente nos últimos dois anos, a Globo demitiu os seguintes autores:

  1. Aguinaldo Silva
  2. Euclides Marinho
  3. Paulo Halm
  4. Elizabeth Jhin
  5. Izabel de Oliveira
  6. Walter Negrão
  7. Angela Chaves
  8. Alcides Nogueira
  9. Daniel Adjafre
  10. Silvio de Abreu
  11. Miguel Falabella
  12. Patricia Moretzsohn
  13. Ana Maria Moretzsohn
  14. Filipe Miguez
  15. Marcos Bersntein
  16. Maria Adelaide Amaral
Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado