Opinião

GloboNews extrapola na informalidade e evidencia erro no telejornalismo

Canal de notícias tratou previsão de ciclone extratropical como uma brincadeira de Carnaval


Tiago Eltz em montagem do NaTelinha com o galo do Marcão do Povo no SBT
Tiago Eltz minimizou ciclone em nome do Carnaval 2023 na GloboNews - Foto: Reprodução/Montagem
Por Sandro Nascimento

Publicado em 05/03/2023 às 08:00,
atualizado em 05/03/2023 às 16:17

Um ciclone extratropical tratado com pouco importância por Tiago Eltz, âncora do jornalístico GloboNews Mais, durante a previsão do tempo para o Carnaval 2023, evidencia um lamentável movimento de todos os canais de TV que é apostar no jornalismo “engraçadinho” em  busca de uma, duvidosa, modernidade.  

No dia 17 de fevereiro, Tiago Eltz iniciou sua previsão do tempo na GloboNews: “Por favor, não se assuste com nada que eu disser agora nesse telão. Não se assuste com as palavras, continue animado. Porque vai dar tudo certo. Vocês vão ver umas palavras não tão interessantes para este momento, como: ciclone extratropical, chuva, ressaca, ondas grandes (pausa para uma brincadeira com a colega de bancada). Mas eu vou provar que esse mapa não vai nos atrapalhar nesse Carnaval”.

Entre risos e brincadeirinhas, ele frisou: “Tem o danado do ciclone extratropical vindo do sul do país. Nesse momento, por exemplo, Paraná e Santa Catarina já estão enfrentando muita chuva. Então, por lá, que a gente vai ter mar agitado e alerta de ressaca. E esse ciclone extratropical está chegando aqui e vai bater em São Paulo e no Rio de Janeiro”.

GloboNews errou na abordagem da previsão do tempo no Carnaval

Será que dentro da redação da GloboNews ninguém se atentou sobre a importância da informação que estava sendo levada ao ar? Jornalismo é, acima de tudo, prestação de serviço. O Carnaval era mais importante que alertar a população sobre as consequências de um ciclone extratropical ou como se proteger dele?

É necessário destacar que no final de semana do último Carnaval, fortes chuvas levaram os municípios de São Sebastião (SP) e Ubatuba (SP) a decretarem calamidade pública, culminando em 65 mortes.

O jornalismo engraçadinho não é algo exclusivo da GloboNews. A TV Globo, SBT, Band e Record estão apostando nessa linguagem mais informal. O telespectador tem que assistir de tudo: Galo no cenário, dancinhas sensuais, brincadeiras sobre desempenho sexual e por aí vai.  Em alguns casos, alguns apresentadores querem aparecer mais que a notícia e agem como influencers do TikTok. Alguém precisa colocar limites.

Outro lado: A coluna procurou a GloboNews sobre o vídeo de Tiago Eltz, mas a emissora não se manifestou sobre o assunto.

Assista ao vídeo:

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado