Coluna do Sandro

Jornal de Joel Datena não decola na Band

"Bora São Paulo" era a grande aposta da Band pra entrar na guerra dos telejornais matutinos


Bora_Sâo_Paulo_acfcf36feb7440b55d72ff94070aa63a8d05f98c.jpeg
Divulgação/Band

Apresentado por Joel Datena e Laura Ferreira, o "Bora São Paulo" foi lançado no dia 5 de agosto pela Band com o objetivo de entrar na disputa pela audiência com Globo, Record e SBT que exibem no mesmo horário seus telejornais matutinos.

Porém, após 38 edições, o novo jornal da Band ainda não deslanchou. Vem atingindo 0,7 ponto de média, de acordo com dados da Kantar Ibope na Grande São Paulo, uma pontuação muito distante dos seu concorrentes.

Criado com grande expectativa e um forte investimento, o "Bora São Paulo" se mostrou, até o momento, uma cópia empobrecida do "Bom Dia Brasil".  O telejornal é elegante mas possui um roteiro sem ritmo, lento. Como tudo na Band, formataram uma produção para TV paga e não para aberta.

O "Bora São Paulo" vem apostando em reportagens de serviço e notícias leves, algo que a Globo é referência na manhã com "Bom Dia SP" e "Bom Dia Brasil". Entre o original e a cópia, o telespectador fica sem  motivos para mudar de canal. A única originalidade no telejornal da Band é sua trilha sonora criada pelo maestro João Carlos Martins.

Jornal de Joel Datena não decola na Band

Uma linda trilha, mas é um equívoco. Não ajuda na dinâmica do noticiário, em vários momentos, destoa do clima das notícias.

Outra ponto é o diálogo entre os apresentadores, são sempre rasos, ensaiados e não colabora para um jornalístico que tem o intuito de ser uma opção num horário tão disputado, principalmente entre SBT e Record. Nesta faixa, o público deseja informações rápidas e objetivas, senão acaba parecendo programa feminino.

Mas esse problema de narrativa, coincidentemente, também é encontrada na atração que o antecede na grade, o "Café com Jornal".

Se a Band conseguir superar esses problemas de roteiro e concepção, então, o "Bora São Paulo" pode ter alguma chance de ser, verdadeiramente, um opção entre os telejornais da manhã.  Por enquanto,  trouxe menos do mesmo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado