Coluna do Sandro

Rivais no Ibope, Band e RedeTV! tomaram decisões iguais na direção artística em 2018


RedeTV! e Band
Divulgação

Sem grandes novidades na grade artística ou apostando em programas que foram decepcionantes ao longo de 2018, Band e RedeTV! protagonizaram a disputa pelo quarto lugar entre as grandes redes no ano.

Embora sejam rivais no Ibope, os dois canais tiveram decisões administrativas bem semelhantes nos bastidores.

Em maio, Ricardo de Barros assumiu o cargo de superintendente artístico da RedeTV!, ocupando função deixada por Elias Abrão. A promoção, dentre outros motivos, ocorreu principalmente por ele ser o diretor e ter participado da idealização do fenômeno que é considerado o "Encrenca" aos domingos, e isso poderia refletir numa nova programação da emissora capaz de aumentar a média da sua audiência e se aproximar da Band.

Mas Ricardo de Barros encontrou uma RedeTV! consolidada em boa parte da sua grade, com duas edições do "Superpop", o "Luciana By Night", "Mariana Godoy Entrevista, "Sensacional", "A Tarde é Sua", "Mega Senha", "Edu Guedes e Você", "João Kléber Show", além do próprio "Encrenca".

Rivais no Ibope, Band e RedeTV! tomaram decisões iguais na direção artística em 2018

Ao longo dos seus sete meses no cargo, a primeira criação do superintendente foi o "Tricotando", sua versão do "Fofocalizando", do SBT. Porém, seu formato ainda não encontrou o caminho da audiência.

Ainda não foi sentida uma mudança artística na programação da RedeTV! capaz de marcar a passagem de Barros. Isso se reflete na chamada de fim de ano da emissora. A vinheta do slogan "Fica Aqui" foi uma releitura de um projeto desenvolvido por Elias Abrão quando ainda estava no cargo.

Paralelamente, na Band, igualmente optou-se pelo diretor do programa de maior Ibope no entretenimento da emissora, o "MasterChef", para comandar o artístico da casa, o jovem argentino Patricio Diaz. A mudança ocorreu em novembro pensando em 2019.

Embora seja um decisão semelhante a do concorrente, na RedeTV!, Ricardo de Barros ajudou na criação do "Encrenca", mas na Band, Patrício Diaz não teve participação no formato do "MasterChef". O reality culinário não é uma criação brasileira e nem de Diaz. É uma produto de fora que foi comprado pronto, regulamentado e roteirizado. E nada pode da linha delimitada do formato.

Rivais no Ibope, Band e RedeTV! tomaram decisões iguais na direção artística em 2018

Neste caso, o diretor do programa é na verdade um grande editor. Tudo que foi gravado ao ir para ilha de edição precisa formatar seu conteúdo conforme o as regras e roteiro da produtora Endemol Shine.

Ricardo de Barros e Patricio Diaz ocuparam os seus novos cargos nas emissoras pelo mesmos motivos. E em 2019, saberemos se terão torque pra criar uma programação capaz de alavancar os números da RedeTV! ou da Band.

O Ibope mostrará qual foi a escolha certa.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado