Colunas

Volta de Sofia em "Totalmente Demais" não convence e faz trama desandar

"Enfoque NT" analisa reta final da novela das sete da Globo


sofiademais.jpg
Sofia movimenta história, mas motivos de sua volta não convencem - Divulgação/TV Globo
Nas últimas semanas, a novela “Totalmente Demais”, da Globo, ganhou um reforço importante: o regresso de Sofia (Priscila Steinman) à história escrita por Paulo Halm e Rosane Svartman.
 
O folhetim, que vinha (e continua) numa crescente de audiência como não se via há pelo menos quatro anos, começou a desandar e a desempolgar o telespectador com a volta da patricinha e devaneios de uma história que vinha tão afinada. 
 
Não que a atriz não convença no papel de vilã. Pelo contrário, é bastante competente, mas os motivos que a trouxeram de volta é que simplesmente não convencem, como a de se vingar de Eliza (Marina Ruy Barbosa) por “ocupar o seu lugar” e a de roubar o cofre de casa para continuar viajando o mundo.
 
 
Com tramas paralelas sólidas e tentando caminhar sozinha sem o concurso que carregou durante quase toda a novela, ela se perdeu depois que a ruiva se consagrou vencedora, e a irritação dos telespectadores é evidente nas redes sociais.
 
Arliza x Joliza
 
Um ponto que tem gerado grande divisão é sobre quem Eliza deve ficar no final da novela. Ainda que muitos tenham gostado de ver a ruiva com Arthur (Fábio Assunção), é fato que a maioria ainda prefere vê-la com quem começou: Jonatas (Felipe Simas).
 
Todo esse imbróglio, aliado às vilanias sequenciais de Carolina (Juliana Paes), estão tornando a trama arrastada, sem sair do lugar. 
 
 
Não só essa, como outras situações se arrastam e tudo parece andar em círculos, como a demora de Germano (Humberto Martins) e Lili (Vivianne Pasmanter) em se reconciliarem.
 
O núcleo cômico perdeu força com o acidente sofrido por Wesley (Juan Paiva) e uma válvula de escape dentro da novela acabou sendo engolido, por vezes, pelo drama.
 
Apesar desses deslizes, a audiência não parou de crescer. A trama tem marcado, costumeiramente, mais que “Velho Chico”, que vai ao ar às 21h, onde o índice de televisores ligados é maior. Ainda que o folhetim esteja andando a passos de tartaruga e caindo no marasmo de acontecimentos, o telespectador não vai abandoná-lo justamente na reta final. 
 
Um esticamento de “Totalmente Demais” vai prejudicar, inevitavelmente, ainda mais a novela, onde a maioria das histórias parecem “travadas”, com situações que se repetem: Sofia diz que vai se vingar com Jacaré (Sérgio Malheiros), e nunca dá certo. Parece mais os "planos infalíveis" de Cebolinha para derrotar a Mônica.
 
[galeria]
Germano rasteja por Lili o tempo inteiro, e o núcleo de Hugo (Orã Figueiredo), então, não evolui depois que ele ganhou na loteria.
 
Faltam 29 capítulos. Resta saber como esses últimos momentos serão conduzidos.
 

Thiago Forato é jornalista, escreve sobre televisão há 11 anos e assina a coluna Enfoque NT há cinco, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Converse com ele: thiagoforato@natelinha.com.br  |  Twitter: @tforatto
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado