Colunas

NaTelinha 10 anos: Globo se renova e fica mais leve na última década


globo-logo-raios.jpg
Foto: Divulgação

Assim como para o NaTelinha, 2015 é um ano de festa para a Globo. Comemoração multiplicada por 5 pelo Jardim Botânico. Enquanto o site completa 10 anos em junho, a maior rede de TV do Brasil chegou aos 50 em abril.

O canal vem enfrentando uma de suas maiores crises no horário nobre com a complicada “Babilônia”, que derrubou a faixa das 21h em diversas praças. Uma ilha em meio à estabilização da grade, que vem se modernizando e revertendo a sequência de recordes negativos.

Do passado representado pela reprise de “O Rei do Gado” ao futuro com novas linguagens nos clássicos “Zorra” e “Jornal Nacional”, a emissora tem renovado seus expedientes.

Tal qual o NaTelinha, também foram significativas as recentes alterações visuais, facilitando a comunicação com o público através de uma imagem mais leve.

Novidades de um lado, mas clássicos intactos de outro. Fazendo uma ligação com os 10 anos do site, a grade da Globo é a que guarda mais semelhanças entre 2005 e 2015.

Do começo das manhãs, com a sequência dos “Bom Dia” local e nacional emendados ao “Mais Você”; do combo de programação regional, esportiva, noticiosa e “Vídeo Show” na hora do almoço ao conjunto novela/jornal/novela/jornal/novela do horário nobre, iniciado por volta das 18h e terminado beirando às 23h. 

A rigidez de outros tempos se foi e intervenções pontuais são mais presentes. Daí que nos últimos tempos sugiram apostas como o “Hora Um”, o “Encontro” e a inversão da “Sessão da Tarde” com o “Vale a Pena Ver de Novo”.

Os movimentos mais recentes indicam que a maior busca é por uma integração com a internet e aumento da programação ao vivo, que cada vez mais ocupa novos horários.

Efeitos dos novos tempos em que o virtual ocupa um papel cada vez maior na vida das pessoas. É isso que antevemos há 10 anos. E seguiremos tentando pelos próximos manter a antecipação aos movimentos da mídia com a qualidade intacta na busca de estar de parabéns não somente nos meses de junho.

Nesta terça (16), será a vez de uma análise de 10 anos sobre a Rede Record. Fique ligado!

 

No NaTelinha, o colunista Lucas Félix mostra um panorama desse surpreendente território que é a TV brasileira.

Ele também edita o https://territoriodeideias.blogspot.com.br e está no Twitter (@lucasfelix)

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado