Reportar erro
Está intenso

BBB21: Psicóloga diz que exclusão de Lucas e Juliette pode causar estresse nos dois

Reality show está há mais de uma semana no ar, mas chama atenção pela complexidade das tramas

Montagem de Juliette e Lucas
Juliette e Lucas foram excluídos pelos brothers do BBB21. Reprodução: Globo
Luana Benedito

Publicado em 03/02/2021 às 07:24:00

O BBB21 está há mais de uma semana no ar, no entanto, a sensação do público é que o reality show global já dura mais de um mês devido à alta complexidade das relações e tramas envolvendo os participantes. Exclusão de Lucas Penteado e Juliette, Karol Conká como megera, Fiuk caindo no choro dia sim e outro também, e Kerline se sentindo pressionada são só algumas das situações vividas pelos brothers nos últimos dias. O NaTelinha ouviu a psicóloga Aline Saramago que comentou sobre como o programa afeta os confinados e os telespectadores.

Confira:

Como o BBB afeta os participantes? Por que tantos lados obscuros da personalidade vem à tona? 

Aline - O BBB afeta os participantes no sentido do estresse em mudar totalmente de rotina, relações e atividades. Ocorre que toda mudança estressa o nosso organismo e, nesse caso, a mudança é total. Ainda mais com relação ao confinamento, competição, conflitos de valores entre os participantes, saudades da família e dos amigos. 

As pessoas sob estresse e pressão podem ficar mais irritáveis, emotivas, impacientes, nervosas. Isso sem contar com a ansiedade com relação às etapas do jogo: votação, eliminação, provas… Não diria lados obscuros da personalidade, diria fragilidades não resolvidas.

Por que algumas pessoas "surtam" no confinamento? 

Aline - Seja dentro, seja fora do programa, algumas pessoas não fizeram psicoterapia, não aprenderam a lidar com as emoções, além de possuírem alguns comportamentos que podem não ser habilidosos socialmente ou formas de pensar distorcidas, que levam a conclusões equivocadas e que as faz sofrer. Por conta disso, em situações de discordância de ideias, brigas ou que fogem do controle da pessoa, ela pode vir a surtar. 

Como a senhora avalia a personalidade da Juliette? 

Aline - Como ela menciona ter se apaixonado no primeiro dia pelo Fiuk e já sair dizendo que arrumou namorado na casa, chegou a falar de um futuro juntos, enquanto que nada estava acontecendo, pois estavam apenas se conhecendo, como todos na casa, percebo que é uma moça imaginativa e brincalhona.

Porém, possivelmente também imatura, ao criar expectativas demais, se expressar excessivamente em suas fantasias ao invés de guardar para si o que passa pela cabeça, tirando conclusões equivocadas e não prestando atenção à realidade - caso em que ultrapassou o tempo individual em confessionário dando asas aos seus pensamentos-, e não saber lidar com a intensidade de seus sentimentos, não equilibrando com a razão.

Ao ouvir muito os seus pensamentos, as pessoas podem se desconcentrar e não prestar atenção ao que ocorre à sua volta, o que pode afetar suas atividades e relações.

E o comportamento do Lucas? 

Aline - Lucas apresentou alguns padrões de pensamento, emoção e comportamento infantis como a teimosia ao insistir resposta da Kerline, a insegurança ao buscar fingir ou mentir para buscar respostas se gostavam dele, a rebeldia em relação a algumas ideias radicais levantadas ou ao não parar com alguma atitude quando solicitado.

Como a exclusão do Lucas e da Juliette, por outros participantes, pode afetar no comportamento dos dois?

Aline - Pode exacerbar ainda mais o isolamento, o estresse e a tensão vivida, o que pode levar a mais  emoções e comportamentos intensos para se sentirem ouvidos, compreendidos e mesmo na busca por conciliação. O que seria mais adequado seria a busca pela ética e uma avaliação mais acurada da situação, pensando melhor antes de agir ou falar, tendo em vista as possíveis consequências. 

A Karol Conká tem traços de uma pessoa abusiva?

Aline - Não me agrada esses rótulos, pois penso que muitas vezes as pessoas repetem formas de pensar e se comportar, por exemplo, que conhecem. Pode ser que pessoas do convívio de Karol ajam daquela maneira e ela esteja em um novo grupo em que aquela forma não é a mais aceita socialmente. Em relacionamentos, não existe certo ou errado, existe o que funciona e que é saudável para todos os envolvidos, o que significa saber manejar o estresse e as emoções e buscar formas habilidosas de lidar e dialogar com o próximo, com empatia, assertividade, humildade e paciência.

Pandemia pode ter influenciado BBB21

A pandemia pode ter influenciado a intensidade das tramas do BBB21?

Aline - A pandemia pode ter influenciado sim, pois para algumas pessoas envolveu e envolve estresse, ansiedade e depressão, por conta de perdas na família, financeiras, etc. É uma mudança de vida, uma situação de vida recente. No entanto, a intensidade, os conflitos e as tramas refletem toda a história individual, formas de se comportar e pensar aprendidas ao longo da vida, desde a infância, a partir de cuidadores e da própria experiência, a fase adulta e as adaptações ao momento vivido.

Algumas pessoas são mais introspectivas no sentido de olharem mais para dentro e se interessarem mais por esse trabalho interno de reflexão, enquanto outras são mais voltadas para o externo. Algumas pessoas são mais capazes de lidar com pessoas, outras são mais voltadas à execução de tarefas. E essas diferenças podem se chocar num convívio próximo, ainda mais quando as pessoas não se trabalham internamente anteriormente à entrada no programa.

Por que o público ainda se prende tanto, 20 anos depois, na história de 20 pessoas presas em uma casa?

Aline - O público se prende, pois se identifica e identifica pessoas próximas, situações vividas, fantasias, desejos. É normal se interessar por outros seres humanos. Somos seres sociais e o que é humano nos é próximo, cativa, atrai. Aprendemos ao observar, compartilhar e trocar e o que vemos é que há pessoas que possuem qualidades e dificuldades com as quais podemos nos refletir, identificar, tornar comum, compartilhar e aprender juntos.


Fique por dentro dos principais acontecimentos do Big Brother Brasil 21 acessando o canal exclusivo do NaTelinha sobre o reality.



Mais Notícias