Publicado em 09/01/2023 às 23:16:00,
atualizado em 09/01/2023 às 23:16:08
O Jornal Nacional desta segunda-feira (9) apostou em uma abordagem dura para retratar os atos golpistas do domingo (8), em que bolsonaristas invadiram a Praça dos Três Poderes. Já na escalada, que resume as notícias que serão exibidas ao logo da edição, o jornalístico chamou os manifestantes de "vândalos" e "golpistas".
"A democracia brasileira busca os responsáveis pelo terrorismo na Praça dos Três Poderes. Quem estimulou os vândalos a depredar o patrimônio público para gerar o caos? Quem pagou a viagem de milhares de golpistas até o coração da capital?", iniciou William Bonner, na apresentação do JN.
Renata Vasconcellos prosseguiu com os destaques do dia: "Acampamentos de bolsonaristas golpistas são desmontados em todo o país por ordem do ministro do STF [...] Os chefes dos poderes executivo, legislativo e judiciário reunidos se manifestam em defesa da democracia. E em repúdio a atos terroristas", completou.
Confira a escalada do Jornal Nacional:
VEJA TAMBÉM
Contrários ao resultado das eleições presidenciais, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se organizaram para invadirem a Praças dos Três Poderes, em Brasília, para exigir intervenção militar e novas eleições. Por conta da situação, a Globo derrubou sua grade de programação do domingo para dar lugar a uma cobertura jornalística dos fatos até o começo do Fantástico.
A emissora também se manifestou publicamente contrária aos atos de terrorismo na capital do País. Por meio de um editorial, lido por Poliana Abritta no início do Fantástico, a Globo classificou o episódio como "terrorismo" e "uma vergonha". “Os que perpetram esse ato e seus mentores entram hoje para a história na galeria da desonra”, afirmou a jornalista.
Abritta ressaltou que os invasores chegaram a Brasília após convocação em redes sociais. “O objetivo desses golpistas era gerar uma situação de absoluto caos que levasse a uma intervenção militar, num desrespeito flagrante à Constituição, aos três poderes da República e ao processo eleitoral”, classificou, citando a eleição "legítima" de Lula no ano passado.
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Com a palavra...
Segue?
Em família
Exclusivo
Se ausentou
Exclusivo
Coloca casaco
Acabou
Escapou
Para sempre
Manutenção
Quem era?
Chateada?
Tensão no ar
Críticas
Nasce uma estrela?
Números em tempo real
Eita!
No Lady Night
Diego Lozano