No Fantástico

Globo repudia ato terrorista de apoiadores de Bolsonaro em Brasília: "Desonra"

Poliana Abritta leu editorial sobre manifestações golpistas e de vandalismo deste domingo (8)


Poliana Abritta no Fantástico
Poliana Abritta classificou os atos em Brasília como “ataque terrorista de apoiadores golpistas do ex-presidente Jair Bolsonaro” - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 08/01/2023 às 20:59,
atualizado em 08/01/2023 às 20:59

A Globo mostrou repúdio a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que tomaram as sedes dos três poderes em Brasília neste domingo (8). Na abertura do Fantástico, Poliana Abritta leu um editorial sobre os ocorridos, classificados como "terrorismo" e "uma vergonha" ao longo do programa jornalístico. “Os que perpetram esse ato e seus mentores entram hoje para a história na galeria da desonra”, afirmou a jornalista.

“Neste domingo, 8 de janeiro de 2023, a democracia constitucional do Brasil se viu sob ataque, e de uma forma inédita na nossa história”, iniciou Poliana Abritta na leitura de um editorial que abriu o Fantástico. A jornalista classificou os atos em Brasília como “ataque terrorista de apoiadores golpistas do ex-presidente Jair Bolsonaro”.

Abritta ressaltou que os invasores chegaram a Brasília após convocação em redes sociais. “O objetivo desses golpistas era gerar uma situação de absoluto caos que levasse a uma intervenção militar, num desrespeito flagrante à Constituição, aos três poderes da República e ao processo eleitoral”, classificou, citando a eleição "legítima" de Lula no ano passado.

A âncora do Fantástico ressaltou que “o atentado dos bolsonaristas golpistas” consistiram na invasão e vandalismo que tomaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal. Foram depredados edifícios públicos, obras “da genialidade de Oscar Niemeyer”, como ressaltou a apresentadora.

Ela ainda lembrou que os atos foram financiados publicamente, com direito a gratuidade de transporte e de acomodação, mas as autoridades responsáveis não agiram preventivamente. Também foram citadas as acusações que pesam contra Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, e Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, ambos bolsonaristas.

“A democracia brasileira foi testada mais uma vez, gente, mas venceu, graças à união dos três poderes da República e das instituições. Os que perpetram esse ato e seus mentores entram hoje para a história na galeria da desonra.”

Poliana Abritta

Os atos em Brasília dominaram a programação da TV neste domingo. A Globo interrompeu sua grade para cobrir as manifestações. Os ocorridos na capital federal também se tornaram o principal assunto dos canais de notícia. Já Record e SBT pouco falaram do tema e, por isso, receberam críticas nas redes sociais.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado