Programação

Globo divide rede e põe "Toma Lá, Dá Cá" nas madrugadas em Brasília

Comédia será exibida na faixa das séries estrangeiras; resto do país assiste a "Lições de um Crime"

Adriana Esteves, Ítalo Rossi e Stella Miranda em cena do "Toma Lá, Dá Cá": reprise exclusiva para Brasília (Crédito: Divulgação/Globo)
Por Redação NT

Publicado em 08/03/2019 às 00:00:00

A partir da próxima segunda-feira (11), a Globo irá dividir sua programação nacional durante a madrugada, depois do “Jornal da Globo”.

Enquanto a maior parte do país verá a reprise da segunda temporada de “Lições de um Crime” (“How to Get Away with Murder”), o Paraná e parte do interior de São Paulo assistirão aos filmes do “Festival de Sucessos”, e o público do Distrito Federal acompanhará o “Toma Lá, Dá Cá“.

Por ora, a divisão de rede está prevista para durar até a última sexta deste mês (29), e afeta somente parte da faixa da madrugada - a reservada às séries americanas -. Após as atrações, entra o “Corujão” e, às 4h, o “Hora Um” unifica a rede. Serão afetadas as localidades que assistem ao sinal da Globo Brasília e das afiliadas RPC (Paraná) e EPTV de Campinas (parte do interior paulista).

“Para atender às especificidades das praças, é comum que a Globo exiba conteúdos diferentes em um mesmo horário”, explicou a Comunicação da emissora, em nota ao NaTelinha.

Flexibilidade

Essa não é a primeira atitude “flexível” da Globo com a grade de programação. Nos últimos anos, a emissora vem abrindo concessões pelo público de cada cidade.

Uma das primeiras atitudes foi a alteração de títulos da “Sessão da Tarde”, de acordo com o estilo de cada praça, por volta de 2016.

VEJA TAMBÉM

Logo após, foi a vez do canal permitir que algumas afiliadas cortassem o último bloco do “Encontro”, para aumentar o jornal local do meio-dia. Já adotam esse esquema o Rio Grande do Norte, Goiás, Ceará e Paraná, por exemplo.

A mais radical de todas, no entanto, foi na Bahia. Por lá, além de retirar tempo da atração apresentada por Fátima Bernardes em prol do noticiário local, a Globo permitiu que a TV Bahia, sua afiliada na região, parasse de transmitir o “Bem Estar”.

Desde o fim do horário de verão, os baianos assistem a uma versão do "Jornal da Manhã" ("Bom Dia Praça") maior, com o "Bom Dia Brasil" e o "Mais Você" sendo exibidos com delay.

Há quem especule que a medida seja um teste de programação, semelhante ao que aconteceu no fim de 2013, também em Brasília. Naquele momento, o canal inverteu o horário da “Sessão da Tarde” com o “Vale a Pena Ver de Novo”. Meses após aplicada na capital federal, a novidade foi estendida a todo o país em fevereiro de 2014.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS