Lista NT

Conheça 12 personagens que foram inspirados em personalidades da vida real

Divulgação
Por Taty Bruzzi

Publicado em 05/11/2017 às 10:28:28

Muitas vezes, um escritor busca detalhes da vida real para criar uma história de ficção. Isso ocorre nos contos, nas novelas e, até, nos filmes. Destacamos 10 personagens famosos do cinema que foram inspirados em personalidades reais.

Descubra quais são!

Capitão Jack Sparrow

Curiosamente, o pirata mais famoso do cinema não foi inspirado em nenhum outro capitão dos 7 mares. Na verdade, o perfil do personagem interpretado por Johnny Depp vem do rock, mas precisamente de Keith Richards, o guitarrista do Rolling Stones. O ator buscou no amigo os trejeitos, movimentos, jeito de falar e até os diferentes adereços, em especial os do cabelo, para interpretar o pirata. O resultado deu tão certo que o próprio Richards fez questão de participar da franquia como pai do Jack Sparrow.

Dr. Henry (Indiana Jones)

Quando George Lucas e Steven Spielberg criaram o arqueólogo Dr. Henry, da franquia Indiana Jones, buscou inspiração não só em vários heróis de ação como, também, em Hiram Bingham, um professor de história da América Latina que lecionava na Universidade de Yale. Foi graças a uma expedição organizada por ele que a cidade perdida de Machu Pichu foi redescoberta, em 1911.

Edna Moda

Em “Os Incríveis”, Edna Moda foi quem criou os uniformes da família Pera. A personagem foi inspirada em Edith Head, figurinista norte-americana que assinou centenas de filmes de Hollywood. Até os óculos de Head serviram de inspiração para o look da modista.

Frank Costello

Em “Os Infiltrados”, Jack Nicholson deu vida ao chefe da máfia Frank Costello. Sua história foi baseada em Whitey Bulger, chefe de uma organização criminosa irlandesa situada em Boston, nos Estados Unidos. Com 19 assassinatos em sua ficha criminal, Bulger foi nomeado pelo FBI como o homem mais procurado do mundo em 1999, ficando atrás apenas de Osama Bin Laden.

Johnny Fontane

Em “O Poderoso Chefão”, Johnny Foutana (Al Martino) dava vida a um famoso cantor e ator de cinema. Afilhado de Don Vito Corleone (Marlon Brando), o personagem foi inspirado em Frank Sinatra. Rumores dizem que o astro da música teve ligações com a máfia na década de 50 e conseguiu um papel em “A Um Passo da Eternidade” (1953) graças a estes contatos.

Lucy Whitmore

Quem se emocionou com a história de Lucy Whitmore, a jovem que vive por anos o mesmo dia desde que sofreu um grave acidente em “Como se Fosse a Primeira Vez” não imagina que a comédia romântica estrelada por Drew Barrymore e Adam Sandler foi inspirada em um fato real. A inglesa Michelle Philpots sofre de uma amnésia rara que a faz lembra-se apenas do que lhe aconteceu em 1994. Todos os dias, seu marido lhe mostra o álbum de casamento para convencê-la de que os dois formam um casal.

Norman Bates, Leatherface e Hannibal Lecter

Você sabe o que os vilões de “Psicose”, “O Massacre da Serra Elétrica” e “O Silêncio dos Inocentes” têm em comum? Ambos foram inspirados em Ed Gein, um assassino norte-americano. Morto em 1977, ele ficou conhecido por exumar cadáveres e exibir partes dos corpos como troféu.

Severo Snape

A autora J.K. Rowling já afirmou ter buscado inspiração em pessoas que passaram por sua vida antes da fama para dar vida aos personagens do mundo mágico de Harry Potter. Um deles foi John Nettleship, seu ex-professor de Química na escola Wydean. Foi pensando nele que a autora criou Severo Snape. Nettleship até confessou ter simpatizado com o professor de poções, mas fez questão de afirmar que não tinha o mesmo temperamento arrogante do mestre de Hogwarts.

Shrek

Rumores dizem que o ogro mais amado do cinema teria sido inspirado no lutador Maurice Tillet. Nascido na Rússia em 1903, mas com cidadania francesa, Tillet era portador de uma doença rara que provocava o aumento de diversas partes do seu corpo como pés, mãos, orelhas e nariz. Nos ringues, amedrontava seus adversários por causa da sua aparência. No entanto, seu bom coração o fez ser chamado de “O anjo francês”. O lutador faleceu em 1954, com apenas 50 anos, vítima de cardiopatia.

Viktor Navorski

Em “O Terminal”, Viktor Navorski (Tom Hanks) é um cidadão da Europa Oriental que fica preso no aeroporto de Nova York quando seu país sofre um golpe de Estado. O personagem foi inspirado em Merhan Karimi Nasseri, um refugiado iraniano que viajava para a Grã-Bretanha quando seus documentos foram roubados em Paris. Sem permissão para entrar na capital francesa, ele permaneceu 17 anos vagando pelo aeroporto. Durante o tempo em que permaneceu por lá, aproveitou para ler, estudar economia e relatar sua experiência em um diário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS