Lista NT

10 filmes com tema de Halloween para você assistir neste Dia das Bruxas


halloween_fab5561826021336fe48d448791f63e10f221d80.jpeg
Foto/ilustração

Nesta terça-feira (31), comemora-se o Halloween! Conhecido também como o “Dia das Bruxas”, a data é uma celebração de culto aos mortos, popular em países de língua anglo-saxônica.

A tradição foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a festa é muito comemorada. Já seu significado se refere à noite sagrada de 31 de outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.

Neste dia, é comum enfeitar as casas e estabelecimentos comerciais com temas assustadores, morcegos e teias de aranhas, e colocar luminárias feitas de abóboras com feições humanas na varanda de casa ou vitrine de lojas.

É também na noite do Halloween que as crianças, em especial dos Estados Unidos, se fantasiam de bruxas, monstros ou fantasmas e saem perguntando de porta em porta: “Trick or treat” (doces ou travessuras)? A ideia é a de assustar quem não der um doce, o que raramente acontece.

Comemorações no México e no Brasil

Na cidade do México comemora-se o “Dia de Los Muertos”, uma data especial em homenagem aos familiares e amigos queridos que se foram, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.

A celebração conta com um grande festival que toma conta de toda a localidade, com direito a muita música e pessoas fantasiadas pelas ruas. Principalmente, vestidas da famosa caveira mexicana.

Já o Brasil vem se adaptando ao Halloween dos Estados Unidos por conta da influência que a cultura norte-americana exerce em nosso país. Além das festinhas em cursos de inglês e algumas escolas, o brasileiro aproveita a data para curtir filmes sobre o tema.

Destacamos 10 títulos para você curtir a data de hoje. Confira:

Charlie Brown e a Grande Abóbora (1966)

A animação mostra a comemoração da Turma do Charlie Brown pelo Dia das Bruxas. Enquanto Linus sonha com a visita da grande abóbora, Charlie Brown fica todo feliz com o convite para uma festa de Halloween.

Halloween (1978)

Em 1963, Michael Myers tinha apenas seis anos quando se vestiu de palhaço e matou sua irmã mais velha, na noite do Halloween, com a faca da cozinha. Condenado, permaneceu por 15 anos em uma instituição psiquiátrica. Quando consegue escapar, seu psiquiatra, Dr. Sam Loomis, decido ir atrás do seu paciente por acreditar que ele retornou à cidade Haddonfield a fim de se vingar da família.

A Família Addams (1991)

O filme é baseado na série homônima exibida nos anos 60. Na trama, Gomez Addams (Raul Julia), se culpa pelo desaparecimento do irmão Fester/Gordon (Christopher Lloyd), há 25 anos. Quando o advogado da família descobre que o filho do agiota para quem ele deve dinheiro se parece fisicamente com o irmão desaparecido do seu cliente, eles armam um plano para introduzi-lo na casa da família Addams em busca dos pertences valiosos que são guardados em um cofre. O plano vai por água abaixo quando o impostor se identifica com a nova família.

Abracadabra (1993)

Na trama, as irmãs Sanderson (Bette Milder, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy) ressuscitam na noite de Halloween depois que um garoto da cidade grande, que acabou de se mudar para Salem com a família, acende a vela da chama negra, único objeto capaz de trazê-las de volta ao mundo dos vivos. Agora, as três bruxas têm até o nascer do sol para roubar o máximo de energia das crianças de Salem. Caso contrário, serão mandadas de volta ao mundo dos mortos.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

O musical de Tim Burton é uma mistura de fantasia com ar sombrio. Na trama, Jack Skellington é o “Rei das Abóboras” na Cidade do Halloween. Cansado de realizar o Dia das Bruxas todos os anos, ele deixa os limites da sua cidade e vai parar na Cidade do Natal. Ao presenciar a alegria do espírito natalino, Jack retorna à sua cidade com a ideia de sequestrar o Papai Noel para que ele assuma seu lugar e faça o próprio Natal.

O Corvo (1994)

Eric Draven (Brandon Lee) é um guitarrista trazido de volta à vida por um corvo um ano depois que ele e sua noiva são assassinados na Noite do Demônio (Devil's Night), que precede o Halloween. A partir daí, o corvo passa a guiá-lo até os responsáveis pelo seu assassinato para que ele possa se vingar. Vale lembrar que o protagonista morreu acidentalmente durante as filmagens após ser atingido por uma bala de verdade.

Gasparzinho (1995)

Adaptação do desenho animado “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada”. No filme, Kat (Christina Ricci) se muda para uma casa assombrada por três fantasmas encrenqueiros e um bonzinho quando seu pai, um especialista em paranormalidade chamado James Harvey (Bill Pulman), é contratado para “limpar a casa” das influências espirituais.

A Cidade do Halloween (1998)

Aos 13 anos, Marnie (Kimberly J. Brown) é uma jovem pertencente a uma longa linhagem de bruxas. Quando visita sua avó em Halloweentown, um lugar misterioso habitado por feiticeiras, duendes e outras criaturas fantásticas, ela descobre que uma força maligna planeja se apoderar do lugar e se vê tendo que lutar para salvar o futuro da magia.

Contos do Dia das Bruxas (2007)

O filme narra cinco histórias entrelaçadas que ocorrem no Dia das Bruxas: um diretor de colégio tem uma vida secreta como um assassino em série; uma virgem que acaba de conhecer o cara aparentemente ideal; um grupo de adolescentes que se envolve em uma brincadeira macabra; uma mulher que apesar de detestar a data precisa lidar com ela por conta do marido obcecado por feriados; um homem mesquinho encontra um sobrenatural e demoníaco pregador de peças.

Festa no céu (2014)

Na trama, um grupo de crianças é encaminhado a uma visita guiada ao museu. Elas são apresentadas ao "Livro da Vida", que contém todas as histórias. A mais simbólica é baseada nas tradições mexicanas e envolve três mundos. Catrina/ La Muerte é uma adorada deusa ancestral que governa a Terra dos Lembrados. Ex-mulher de Xibalba, o governante da Terra dos Esquecidos e trapaceiro. Em uma visita à Terra dos Vivos, eles fazem uma aposta. Se a jovem e bela Maria, filha da maior autoridade da cidade de San Angel, escolher se casar com o emotivo violinista Manolo, Catrina ganha a aposta e Xibalba não poderá mais interferir no Mundo dos Vivos, como gosta de fazer. Já se o preferido for o valente Joaquim, Xibalba passa a governar também o Mundo dos Lembrados.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado