Fim

Felipe Neto assina acordo com o MP do Rio para o seu canal no YouTube

Youtuber afirmou que será “parceiro no que diz respeito à proteção dos direitos de crianças"

Felipe Neto assinou termo de conduta - Foto: Montagem
Por Redação NT

Publicado em 23/12/2020 às 15:31:00

Felipe Neto assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude da Capital, na última sexta-feira (18), em relação ao conteúdo do seu canal no YouTube. O imbróglio ganhou corpo após o youtuber ser denunciado por Antonia Fontenelle, que apontou irregularidades na maneira em que os produtos estavam disponibilizados na plataforma. Embora não se tenha conhecimento dos autores das denúncias, a atriz comemorou o resultado ao final da ação, enquanto Felipe enfatizou que já adotaria algumas iniciativas em 2021 e que se tornou um “parceiro no que diz respeito à proteção dos direitos de crianças e adolescentes”.

No acordo feito entre o artista e a Justiça do Rio, Neto se comprometeu a gravar e compartilhar em seu canal vídeos sobre a temática da classificação indicativa no acesso à internet. Nessas novas produções, ele informará todos os detalhes do selo e incentivará que outros youtubers sigam o mesmo caminho.

Felipe Neto terá 60 dias para começar a divulgar esse novo conteúdo. Contudo, a partir do mês que vem, ele terá que ter feito uma revisão do conteúdo disponível em seu canal, realizando a classificação indicativa de cada um no título de todos os seus vídeos.

Antonia Fontenelle, uma das denunciantes, comemorou o fato do youtuber ter assinado o acordo. Ela relatou que o fato é importante e que agora servirá de exemplo para outras pessoas. A atriz agradeceu quem a apoiou e elogiou o trabalho dos promotores que acompanharam o processo.

“Se o Felipe assinou o acordo é porque reconheceu implicitamente que sua conduta era inadequada, afinal ele sempre fez conteúdo pra crianças e adolescentes. Agora o que nos resta é ficar de olho pra ver se ele vai cumprir com tudo que se comprometeu perante ao MP", disse ela. A atriz ainda parabenizou os promotores Rosana Barbosa, Rodrigo César e Moacir Silva, pela atenção dispensada nesse caso. "Minha eterna gratidão, em nome de todas as Mães do Brasil”, finalizou em nota.

VEJA TAMBÉM

Felipe Neto vibra com acordo

Procurado pelo NaTelinha, Felipe Neto também comentou o acordo, por meio de sua assessoria de imprensa, e se mostrou feliz com o trabalho feito pelo MPRJ. O youtuber explicou que agora será um parceiro em relação aos direitos de crianças e adolescentes e disse ter sido vítima de ataques por causa de compartilhamentos de vídeos descontextualizados sobre os conteúdos do seu canal.

Confira a nota do youtuber na íntegra:

“Por meio de sua assessoria de imprensa, Felipe Neto informa que a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) tem o único e exclusivo objetivo de tornar o comunicador digital um parceiro no que diz respeito à proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

No próprio TAC, a Equipe Técnica de peritos do Ministério Público do Rio de Janeiro escreveu, a respeito dos supostos conteúdos impróprios do YouTuber, que aparentemente ‘trata-se de montagem descontextualizada com finalidade de compartilhamento por grupos de interesses midiáticos e de compartilhamento de informações falsas com intenção de influenciar a opinião pública’.

Cabe destacar, igualmente, que o documento apenas consolida as novas diretrizes e iniciativas que Felipe Neto já adotaria a partir de 2021 e que, por sua vez, seriam executadas muito antes da formalização do termo. São elas: o uso de classificação indicativa em seus vídeos, a criação de um instituto sem fins lucrativos e a elaboração de um curso de educação digital totalmente gratuito, que será administrado pela entidade”.



TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS