TVxTV

Atuação da Semana: A técnica perfeita de Isis Valverde

Atriz se destacou pelo trabalho em Amor de Mãe

Em Amor de Mãe, Ísis Valverde ganhou destaque por Betina - Foto: Divulgação
Por Daniel César

Publicado em 23/02/2020 às 07:41:27

Isis Valverde é uma das atrizes mais prestigiadas do Brasil e sua carreira não chegou ao patamar que ela se encontra hoje por acaso. Apesar de começar a ganhar notoriedade em Sinhá Moça (2006), foi em Beleza Pura (2008) que a artista teve destaque pelo seu talento e hoje brilha como Betina, em Amor de Mãe, tanto que é a Atuação da Semana

Nos últimos capítulos, sua personagem sofreu uma grande virada ao descobrir que era irmã de Álvaro (Irandhir Santos) e teria direito a uma parte da fortuna que o pai dos dois deixou. Diferentemente do que falou a autora Manuela Dias – ela afirmou que a novela das nove não teria vilão – o mau caráter encomendou a morte da ex-namorada de Magno (Juliano Cazarré).

A cena – muito bem dirigida pela equipe de José Luiz Villamarim – foi cercada de tensão. Belizário (Tuca Andrada) apontou a arma para Betina, mas o acessório falhou e permitiu que a enfermeira fugisse. A sequência mostrou o sofrimento e desespero da personagem ao ver a morte tão de perto.

VEJA TAMBÉM

Isis simplesmente foi impecável. Esse tipo de cena é perigoso para o ator, porque não basta transmitir emoção, mas é preciso acertar o tempo de respiração em um momento cheio de adrenalina. Isis soube exatamente colocar cada palavra, cada grito, cada sentimento de sofrimento no choro.

Após Betina escapar, houve a virada da personagem e ela se mostrou uma mulher forte, cheia de atitude, capaz de enfrentar seu maior inimigo: o próprio irmão. Uma atriz iniciante poderia perder a credibilidade ao tentar imprimir uma arrogância na tentativa de ficar no mesmo patamar que o vilão.

Para Isis, foi simples. Betina era uma mulher frágil, apesar de batalhadora, que sofria violência do namorado e por isso não poderia ser imponente demais. Perderia a credibilidade, soaria falso. Em cena, ela deu destaque ao tom de voz, evitando deixá-la alterada e transmitindo suas emoções pelo olhar.

Tecnicamente, perfeita. Soube passar pelo drama, adrenalina e romance sem cair no exagero, na caricatura, mantendo o tom da personagem neste momento de virada. Isis Valverde retorna ao ar provando-se ser uma atriz de primeira.

Isis Valverde em Avenida Brasil

Como dito acima, Isis Valverde ganhou notoriedade em Beleza Pura e foi a mocinha de Tititi (2010). Só que sua carreira teve uma virada quando ela interpretou Suellen, em Avenida Brasil (2012). Ela provou que era versátil e capaz de aceitar qualquer desafio.

Não por acaso foi escolhida por Glória Perez para protagonizar A Força do Querer (2017) ao lado de Paolla Oliveira e Juliana Paes. Mesmo a eterna Bibi Perigosa tendo roubado a novela para ela, Isis manteve o interesse do público numa personagem contraditória, fora da casinha e que tinha um grande senso de liberdade.

Para quem dúvida que Suellen foi muito importante para carreira de Isis Valverde, basta acompanhar Avenida Brasil no Vale a Pena Ver de Novo.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS