Enfoque NT: "Caldeirão do Huck" e sua liderança há mais de dez anos

Divulgação/TV Globo
Por Thiago Forato

Publicado em 05/11/2013 às 17:25:41

Conhecido pela cara de bom moço e menino rico, Luciano Huck estreou na Globo com o “Caldeirão” em abril de 2000. A tarefa? Enfrentar o experiente Raul Gil, até então na Record, que era quem detinha a liderança das tardes de sábado.
 
O apresentador, que anteriormente esteve na Bandeirantes à frente do “H”, ficou os primeiros seis meses na emissora carioca tentando criar o formato de seu novo programa, quadros e cenários. Nada foi em vão.

Hoje, 13 anos depois, tudo se encaixou muito bem. O "Caldeirão", desde 2002, é líder incontestável dos sábados à tarde. Mas, até encaixá-lo, foi uma disputa ferrenha com Raul Gil, que posteriormente passou a apresentar seu programa na Band, e agora, no SBT. Atualmente, Raul se encontra muito distante de Luciano, com seus 4 pontos no Ibope. Huck sempre está com dois dígitos.

Sem concorrência

É fato, desde que estreou, inúmeros programas já tentaram fazer frente ao “Caldeirão”. Quantos por ali passaram na Record e SBT? Incontáveis. Nenhum capaz de tirá-lo do primeiro lugar. É claro que assistir à Globo é um hábito muito difícil de mudar, independente do dia, mas não podemos tirar os méritos da produção do programa em ter resistido há tanto tempo, em um horário que já foi, e até é, na verdade, concorrido. O que falta são concorrentes suficientemente competentes.

Assistencialismo

Sem dúvida, o programa que mais se aproveitou disso nos últimos anos foi o de Gugu, tanto na Record, como no SBT. Luciano Huck também utiliza desse artifício. Mas, curiosamente, ninguém o critica. Talvez, por estar na Globo, ou porque ele conduza a questão de uma outra forma, até menos perceptível.

O “Caldeirão” se destaca por mostrar história de pessoas em comum. O povo se sente representado e se vê no programa, o que não é costumeiramente muito comum.

Mudança de horário

Desde o fim de 2009, Luciano Huck teve sua reivindicação atendida, depois de tantos anos. Passou das 14h30 para às 16h15 e passou a entregar a audiência para a novela das 18h. Antes, o horário era ocupado pela “Sessão de Sábado”. Agora, só é exibido mais cedo quando há partidas de futebol. Neste ano, quando a Globo televisiona os jogos do Palmeiras na Série B do Campeonato Brasileiro.
 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS