Carreira longa

De atriz juvenil a primeira protagonista negra de novela bíblica: Lidi Lisboa antes de A Fazenda 2020

Peoa, que começou com 17 anos na televisão, já precisou trabalhar como bartender para se sustentar


Na pista de dança, Lidi Lisboa segura uma taça com bebida em A Fazenda 2020
Lidi Lisboa em A Fazenda 2020. Reprodução PlayPlus

Lidi Lisboa chegou de mansinho em A Fazenda 2020. Discreta e com pouca afinidade com o “bonde da mulherada” do reality show, a atriz de 36 anos nascida em Guaíra, no interior do Paraná, mostrou que não engole desaforo ao protagonizar barracos com MC Mirella e Luiza Ambiel, e rende diversos memes com suas caras e bocas tão expressivas, ou quando exagera um pouquinho no álcool durante as festas do programa.

Com quase 20 anos de carreira, a paranaense começou na TV aos 17 anos na novela de época A Padroeira (2001), da Globo. Na emissora carioca, Lidi permaneceu até 2014 quando interpretou Kelly no folhetim Império. Sem muita perspectiva de viver um personagem marcante no canal em que iniciou, a atriz assinou contrato com a Record.

Na emissora do bispo Edir Macedo, a artista marcaria história ao viver a primeira protagonista negra de novela bíblica da Record como a princesa Jezabel (2019).  Confira um pouco mais sobre a carreira e a vida pessoal da leonina que tem dado o que falar na décima segunda edição de A Fazenda.

De atriz juvenil a primeira protagonista negra de novela bíblica: Lidi Lisboa antes de A Fazenda 2020
Atriz virou meme ao meditar enquanto a casa pegava fogo em A Fazenda 2020. Reprodução PlayPlus

Do interior para a cidade grande

A paranaense foi criada pelos bisavós  em um sítio na sua cidade natal em meio às árvores, animais e banhos de rio. A mãe de Lidi - diminutivo de Lidiane - engravidou aos 13 anos e precisou deixar a filha aos 4 para tentar a vida em São Paulo.  A atriz nunca conheceu o pai. "Foi uma infância difícil. Não tenho rancor, mas não tenho a menor curiosidade de saber nada sobre meu pai", disse em entrevista à Istoé Gente em 2007.

Aos oito anos, Lidi foi morar com a mãe, a artista plástica Lídia Lisboa, na capital paulista, e aos 12, ela começou a estudar teatro no colégio. Com 15 anos, a atriz foi aprovada em um teste para a novela Um Anjo Caiu do Céu, no entanto, ela não pode atuar no folhetim das 19h da Globo porque o juizado da infância considerou o trabalho inadequado para a idade dela.

Em 2001, a peoa, então com 17 anos, foi aprovada em outro teste da Globo, dessa vez para a novela A Padroeira. Com a permissão do juizado de menores, Lidi fez a sua estreia como atriz na pele de Brásia.

Lidi, que tinha ido morar sozinha no Rio de Janeiro por conta da carreira, não teve o contrato renovado com a emissora global após o fim da novela. A ajuda financeira da mãe era insuficiente para ela se manter na capital fluminense. Sem recursos e trabalho, a artista retornou para São Paulo.

De volta à capital paulista, a paranaense começou a trabalhar como bartender em uma boate para se manter financeiramente e continuar estudando atuação, seu dom e sonho. “Estava em um patamar e caí. Ganhava R$ 2,5 mil e passei a ganhar muito menos, R$ 25 por noite. Briguei com a minha mãe e não tinha mais o apoio dela. Fiquei na rua da amargura", recordou na mesma entrevista à Istoé Gente.

Carreira na TV

Em 2004, Lidi Lisboa retornou à Globo como Aline na temporada que marcou história em Malhação. A atriz permaneceu até 2005 na novela teen. Já em 2006, fez uma participação especial no Sítio do Picapau Amarelo como Jurema. Em 2007, integrou o elenco de Paraíso Tropical no papel de Tatiana.

Entre os anos de 2008 e 2009, fez participações em séries da Globo, como Faça Sua História e Casos e Acasos. Em 2009, Lidi participou da novela Paraíso na pele de Das Dores. Em 2011, fez parte do elenco de Insensato Coração como Cátia. Em 2012, atuou em Cheias de Charme, como Gracinha. E por fim, em 2014, a atriz fez sua última novela na emissora carioca como Kelly em Império.

Lidi Lisboa migrou para a Record em 2016 para participar da novela Escrava Mãe na pele da vilã Esméria. Após o sucesso na trama, a atriz atuou na também épica Belaventura como Tamar,

Entre 2018 e 2019, ela fez uma passagem rápida pela emissora da família Marinho com uma participação em Segundo Sol na pele de Suely, e na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora como Maria Rosa.

De atriz juvenil a primeira protagonista negra de novela bíblica: Lidi Lisboa antes de A Fazenda 2020
Lidi Lisboa como Jezabel, sua primeira protagonista. Divulgação Record TV

Primeira protagonista e ataque de estrelismo

No ano de 2019, Lidi retornou para a Record e ganhou sua primeira protagonista da carreira na macrossérie Jezabel. A artista também marcou história na emissora paulista ao viver a primeira personagem principal negra de uma trama bíblica do canal.

Sem histórico de polêmicas, a atriz chamou a atenção da imprensa durante a coletiva de lançamento da novela bíblica a qual era protagonista. Jornalistas acusaram Lidi pela falta de educação e traquejo com os profissionais. Vídeos disponíveis na internet mostram a impaciência da artista diante das perguntas dos repórteres.

Vida pessoal

Muito discreta quanto à vida pessoal, nas redes sociais Lidi costuma postar muita coisa sobre arte, animais e espiritualidade, além de fotos de bastidores e viagens. A atriz teve dois longos relacionamentos e a um mês de entrar para o reality show ela estava conhecendo uma pessoa.

A peoa namorou por oito anos com Samuel. Eles iniciaram o relacionamento quando ela tinha 15 anos, a atriz, inclusive, chegou a falar dele em entrevistas sobre a importância do ex-namorado para curar traumas de infância.

Em 2013, Lidi assumiu um novo namoro com o ator Fábio Rhoden. Eles moraram juntos de 2015 até 2020, quando se separaram, em um apartamento no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

Na festa do ultimo dia 2, a peoa bebeu um pouco a mais e causou na Fazenda. Ela deu selinho em Lucas Maciel, beijão em Mateus Carrieri e mordidinha no Mariano. Após a repercussão nas redes sociais sobre uma possível traição da atriz, a equipe dela esclareceu os fatos por meio de nota.

“Um mês antes da Lidi entrar no programa, ela conheceu uma pessoa muito bacana, na qual, se apaixonou, porém, eles não estavam oficialmente namorando. Não podemos afirmar o que irá acontecer aqui fora com os dois, mas oficialmente a Lidi é apaixonada por uma pessoa, porém não assumiu publicamente um relacionamento”, disse a assessoria da atriz no comunicado.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado