Colunas

Desprestígio e discórdias: a crise que culminou no fim do "Domingo Legal"

Coluna do Sanduba


domingolegal-celsoportiolli-novocenario.jpg
Fotos: Divulgação

Na última semana, o SBT anunciou o fim do "Domingo Legal". Desde 2015, os bastidores do programa não refletiam a alegria que Celso Portiolli expunha no vídeo. Saída de diretor, desentendimentos, insatisfações, perda de espaço na programação e baixo Ibope são alguns dos elementos da crise que o "Domingo Legal" atravessava e que preludiram o fim de uma atração que marcou a história da TV.

Em setembro do ano passado, Silvio Santos tirou duas horas do "Domingo Legal" para encaixar "Mundo Disney", resultado de uma negociação com estúdios de Mickey Mouse. Nos bastidores, a decisão soou como um desprestigio de Celso Portiolli. Embora o apresentador tenha conquistado uma nova atração aos sábados, o domingo do SBT é considerado nobre, o dia mais importante do canal.

Com a perda de duas horas na grade, parte da produção foi demitida e o "Domingo Legal" foi transformado num quadro estendido do tradicional game "Passa ou Repassa", conquistando médias de cinco a sete pontos na medição do Ibope na Grande São Paulo. Uma audiência mediana, mas com baixo investimento.

Neste período, por trás das câmeras, a relação entre Portiolli e o diretor Roberto Manzoni, o Magrão, começou a ficar desgastada e de pouco diálogo. Magrão é considerado um gênio da TV e foi ele, junto com Homero Salles e Gugu, que criaram o famoso dominical.

Nos bastidores do SBT, diretor e apresentador divergiam sobre os rumos do "Domingo Legal". Irritado com toda a situação, no dia 16 de abril deste ano, Celso Portiolli resolveu desabafar no Twiter. "Celso, você é um ótimo apresentador, está realmente satisfeito com os rumos do 'Domingo Legal'?", questionou um internauta. "Nada é tão ruim que não possa piorar", respondeu Portiolil. O apresentador continuou com o desabafo: "Na verdade eu tento mudar aquilo todo dia, mas não consigo. Então fica como está. Quero parar daqui 18 meses. Pra mim tá bom. #prontofalei".

Em seguida, outro seguidor relembrou que o "Curtindo uma Viagem" foi um grande sucesso do SBT em 2001. Celso respondeu: "'Curtindo' eu criei junto com o SS e eu era o diretor, editor e apresentador. Tinha autonomia", deixando clara sua insatisfação com a direção de Roberto Manzoni.

No SBT, as declarações caíram como uma bomba. A convivência entre as partes, então, se tornou impossível. Na época, segundo um funcionário da casa, relatado em primeira-mão pelo NaTelinha, os dois tiveram uma forte discussão e que culminou na saída de Magrão da direção do programa. Dentro da emissora, a atitude de Portiolli não foi bem vista, parecendo uma forma de prejudicar Manzoni com o comitê artístico do SBT.

Para contornar a crise que estava instaurada e atendendo a um pedido do Portiolli, na mesma semana, Silvio Santos concedeu ao apresentador carta branca para definir os rumos da atração dominical. Ganhou autonomia.

A direção do SBT investiu em novos cenários, produtores e quadros, mas o "Domingo Legal" não reagiu no Ibope frente a concorrência do "Domingo Show", da Record. O programa passou em investir em pautas sensacionalistas, mas suas médias de audiência continuavam igual ou menor à época do "Passa ou Repassa". O programa perdeu identidade, autenticidade e público. A crise não acabou.

Insatisfeito com o Ibope e buscando melhores índices para 2017, Silvio Santos quis abrir espaço na grade de programação do SBT aos domingos e colocar em prática seu novo projeto: ter Patrícia Abravanel como sua sucessora no canal.

Desprestigiado, Celso Portiolli foi transferido para os sábados e o tradicional "Domingo Legal" chega ao fim do seu ciclo na TV. O apresentador, que iniciou sua promissora carreira em 1996, terá sua última chance de se reinventar, afastar a crise artística e encontrar novamente o caminho da audiência.

Xuxa não quer sair do horário nobre da Record

Continuam as negociações sobre o futuro de Xuxa na Record. Conforme o NaTelinha noticiou em primeiro-mão na última semana, a apresentadora não quer sair do horário nobre. A loira luta para ganhar uma atração ao vivo após o "Domingo Espetacular", nos mesmo moldes do programa da Susana Giménez na Argentina.

Existe uma cabo de guerra nessas conversas. Um lado atendendo os interesses da Record e outra da Xuxa.

Mãe de Paulo Gustavo é destaque em pré-estreia no Rio

Este colunista assistiu na última semana, junto com todo o elenco, a exibição do filme "Minha Mãe é uma Peça 2", do comediante Paulo Gustavo. E quem chamou a atenção foi o mãe do comediante, Déia Lúcia.

Com exclusividade, ela falou sobre ser referência no filme do filho: "Não é minha história propriamente, Paulo Gustavo se inspirou na minha maneira de ser e criou essa Dona Hermínia. Algumas coisas são verdades, tia Zélia existiu e minhas irmãs são reais e meu sobrinho também. Mas eu perguntei para minhas amigas se era assim elas responderam: 'É pior'", contou gargalhando.

"Minha Mãe é uma Peça 2" estreia no próximo dia 22 de dezembro.

"Belaventura" com problemas na Casablanca

Com elenco quase todo escalado, "Belaventura" ainda tem problemas de produção e custos. Vai ser na base da reciclagem e economia. O número de cenários será reduzido para adequar a realidade da Casablanca, que estará produzindo "O Rico é o Lázaro" simultaneamente.

Reportagens viraram teatro

Alguém já reparou como virou teatro as passagens feitas pelos repórteres nos telejornais? Tudo encenado e combinado para ilustrar a pauta.

Mas ninguém avisa ao telespectador que se trata de uma simulação. Um vício que invadiu todas as redes: Globo, Record, SBT e Band.


Eu fico por aqui ou toda hora no Twitter @Sanduba


 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado