Hora de Ação

Jorge Lordello estreia novo programa na RedeTV! fugindo do sensacionalismo e define meta no Ibope

Nova atração da emissora estreia na faixa das 18h na vaga deixada por Sikêra Jr.


Jorge Lordello de braços cruzados no Hora de Ação na RedeTV!
Jorge Lordello à frente do Hora de Ação, programa estreia nesta segunda (15) - Fotos: Divulgação/RedeTV!

Maior audiência da RedeTV! há anos com o Operação de Risco, Jorge Lordello terá uma nova missão a partir desta segunda-feira (15) na emissora: a de multiplicar os números no Ibope na faixa das 18h com o Hora de Ação - que entra no lugar de Sikêra Jr.. Ao NaTelinha, o Doutor Segurança destaca que quer fugir do sensacionalismo e pretende angariar público com um produto de qualidade.

Inicialmente gravado, o Hora de Ação possui a frente de uma semana. "Começa gravado pra gente acertar o programa. A frente é muito pequena. Se acontecer alguma coisa a gente vai pro estúdio e grava. Até chegar num ponto de maturidade da própria equipe pra gente poder fazer ao vivo", promete ele, que em breve deve ter o helicóptero da emissora à disposição.

Para Lordello, seu novo programa terá elementos diferentes para seduzir a audiência. "Essa coisa de colocar o nosso telespectador na ocorrência é o primeiro ponto. O segundo ponto é: nós vamos ter debatedores, o que é uma novidade. Vamos trazer os principais debatedores da área criminal. Ou seja, queremos pegar os casos que mostramos e depois levantar debates pra ter duas faces dessa moeda. E com isso, a gente poder transferir para o público conhecimento da área jurídica e criminal. Ela vai ver o crime, ter um aprofundamento e ela vai aprender", alardeia. E na visão do profissional, não há dúvidas quanto à demanda do público por esse tipo de conteúdo.

"Programa policial sempre me interessa e acompanho a audiência. Uma coisa é fato: temos uma parcela grande do público brasileiro no final da tarde, existe uma demanda. Se você somar, temos aí na audiência, 12, 13 pontos no Ibope de público cativo nesse horário. Então, nesse horário você vai ter novela, pessoa que assiste programa esportivo e a terceira opção são programas policiais. Temos uma fatia de até 14 pontos de pessoas interessadas. O que queremos fazer? Atrair parte desse público."

Para isso acontecer na prática, propõe uma nova roupagem: "Se você pegar os programas policiais desde às 6 da manhã até 8 da noite, são praticamente todos parecidos. A nossa proposta é fazer um formato diferente, e ele tem algumas características interessantes: a primeira delas é que minha especialidade não é contar sobre o crime. A gente mostra o crime acontecendo. Nós somos uma equipe que conseguimos mostrar o começo, meio e fim. Nós não contamos 'aconteceu isso, o assaltante teria feito aquilo'. Nós queremos colocar nosso telespectador dentro da ação policial".

Formato tradicional está pesado, diz Jorge Lordello

Com concorrentes de peso para enfrentar, Lordello afirma que o horário conta com um público residual de pessoas que já não gosta mais dos formatos existentes. "Acho que ele ficou pesado. Queremos colocar ação, não só na imagem, mas ação da opinião e um aprofundamento. Então, você imagina, quando a pessoa começar a descobrir que no programa do Jorge Lordello, ela vai aprender como agir e poder resolver problemas da sua natureza."

Para colocar o Hora de Ação no ar, a RedeTV! realizou contratações. Um dos repórteres, aliás, foi um pedido pessoal do apresentador. Trata-se de Ulisses Rocha, que diz ser admirador. As afiliadas também serão presenças constantes nas edições do programa.

As ocorrências vêm sendo gravadas diariamente em dois formatos: uma para o Hora de Ação e outra para o Operação de Risco. Este último é o campeão de audiência da emissora, superando a marca dos 2 pontos no Ibope aos fins de semana.

A meta de Jorge Lordello

Jorge Lordello estreia novo programa na RedeTV! fugindo do sensacionalismo e define meta no Ibope

Entusiasta por números de audiência, Lordello não esconde que tem uma meta pessoal. "Vou falar uma coisa pra você... há muito tempo na TV, você sabe que sou chamado, sempre brinquei e falei com você que o Operação de Risco virou o Chaves. Viralizou essa afirmação. Acredito que criei uma imagem de muita credibilidade. Eu sou uma pessoa muito didática, a gente tá com muita certeza que o programa realmente vai ser de boa audiência."

No entanto, a meta estipulada não vem do canal. "Para tratar de números, precisamos do carinho do público que mudar de canal para a gente. Não há cobrança por parte da diretoria. A única cobrança foi em relação à qualidade do programa. Que seja um produto que a casa tenha orgulho de colocar. O programa tendo qualidade, naturalmente dá audiência", acredita.

"Eu e meu diretor, nós nos cobramos audiência. É uma coisa muito pessoal. No Operação de Risco, se um programa não dá audiência que a gente queria, eu já não durmo muito feliz. 'Onde será que a gente errou? Foi uma estratégia de grade da outra emissora?'. Mas, felizmente em todos os programas que eu participo fixo da RedeTV! e como convidado, sempre tive a cautela de criar uma pauta e saber embalar. Em televisão, você tem que saber embalar a pauta. Uma pauta má embalada, vai mal. Uma boa embalada, ela rende. Eu entendo, estou muito confiante que nós podemos num curto de espaço tempo passar dos 2 pontos de média. Eu acredito. Não é uma meta da RedeTV!, é uma meta minha e do meu diretor."

Jorge Lordello sobre meta de audiência

A receita para isso acontecer é agir conforme suas características. "A gente quer fugir de sensacionalismo. Minha característica é muito técnica, passar uma informação precisa. Eu e meu diretor, não tem ninguém do Brasil que tem mais contato com a polícia que eu e meu diretor. Temos amizades. Temos muitas informações privilegiadas. Conquistamos. A gente tem muito cuidado de tratar bem os profissionais de segurança pública", garante.

Lordello também avisa que dentro de dois meses o Hora de Ação vai estrear quadros diferenciados: "Não quero te contar pra colocar como novidade. Ninguém nunca fez. Temos alguns quadros inovadores, mas sempre em parceria com Polícia Civil, Federal e Guarda Municipal. Temos dois quadros originais que estamos gravando. São coisas absolutamente novas para esse tipo de programa".

Por trás do Hora de Ação

Outro ponto diferente para Lordello é que o programa trará além de câmeras tradicionais, uma grua e craig. Ao todo, serão quatro que prometem entregar uma plástica diferente dos concorrentes. Além disso, ele não usará o famoso TP (teleprompter).

"Não vai ter TP. No Operação de Risco me incomodava o TP. Não uso mais. O que acontece? Peguei uma experiência em televisão e eu trouxe. A Sonia Abrão não usa TP. Ela não usa. Nada, nada, nada. E aquilo eu sempre achei um profissionalismo tão grande, você consegue passar para o público aquele momento. Uma das prioridades que a gente colocou é que eu não tenho TP. É um improviso do Jorge Lordello que adquiri também como palestrante, acostumado a falar até com 500 pessoas no palco e isso foi me dando uma facilidade. A gente quer ter tudo no sentimento do momento e na hora de discussão e pra levar essa experiência que carrego na área criminal, de pesquisador, estudioso. São 10 livros publicados no Brasil e exterior, 2500 artigos escritos sobre segurança pública. Tenho muito conteúdo para desenvolver assuntos. Quero sair da superficialidade. O assunto aprofundado ganha outra roupagem."

Por fim, Lordello reforça: "Pela primeira vez na história da TV brasileira vamos ter um ex-delegado comandando um programa diário, de segunda a sexta. Ou seja, tenho conhecimento técnico, jurídico e prático que os outros apresentadores não têm".

O Hora de Ação estreia na RedeTV! nesta segunda-feira, às 18h. 

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado