Queda vertiginosa

Tela Quente e Cine Espetacular perdem até mais da metade do Ibope em 2022

Sessões de Globo, SBT e Record tiveram quedas expressivas na audiência


Pessoa assistindo filme na TV
Sessão de filmes na TV caiu como quase todos os outros produtos - Foto: Ilustração

Os filmes na TV aberta já tiveram seus dias de glória. No início do século, a corrida para ver quem fechava o melhor pacote para o ano seguinte era sagrada, mas há anos que a coisa mudou de figura. As grandes produções de Hollywood vêm em um declínio forte, bem como a televisão em geral. Em três anos, no entanto, os números assustaram: teve sessão que perdeu mais da metade do público.

A principal sessão de filmes do SBT é quem lidera a queda de audiência . O Cine Espetacular, que já provocou enormes estragos na programação da Globo em outros tempos às terças-feiras, agora resiste com reprises e deixou de ser prioridade. Vai ao ar cada vez mais tarde. O resultado: 52% de encolhimento no Ibope , de acordo com dados levantados pelo NaTelinha.

Em 2019, antes da pandemia, os filmes da sessão conseguiram ter uma média de 8,3 pontos e batiam a Globo de maneira até costumeira. No ano seguinte, quando a pandemia entrou, registrou 6,2. No ano passado, anotou 4,9 e neste ano acumula uma média de apenas 4,0 na Grande SP.

A Record sofreu menos com sua sessão principal, a Super Tela nas noites de sexta. Há três anos, fechado com média de 5,5, mas caiu numa proporção menor. 4,9 pontos em 2020; 4,0 em 2021 e por fim, 3,6 até o presente momento. Os números apontam 35% de perda.

Tela Quente também viu o público desaparecer

imagem-texto

A Globo é quem mais dedica tempo de sua qualidade para os filmes. O negócio que já foi altamente rentável, hoje é prejuízo na certa. O retorno acontece por meio do valor agregado. Apesar disso, os números apontam uma perda natural de público dos filmes transmitidos pela líder de audiência, como a própria Sessão da Tarde, que é um redutor dentro da programação há anos.

A Tela Quente, que passa até mais de três meses começando depois do Big Brother Brasil , também registrou fuga importante de público. Em 2019, a sessão de filmes fechada com uma média de 20,5 pontos na capital paulista, e depois foi só a escada abaixo.

No ano pandêmico, a tela começou a "esfriar" e registrou 19,6 pontos, mudança pouco sensível, é verdade, mas no ano passado, a queda iminente: 14,7 pontos. Neste ano, contudo, reparou a perda que acumulava 28% e em 2022, na média ponderada, tem 15,1 pontos no Ibope. A última Tela Quente do ano acontece nesta segunda-feira (19) com Yesterday: A Trilha do Sucesso (2019).

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado