Véspera das Eleições

Renata Vasconcellos faz aparição inesperada no meio do Caldeirão com notícia de última hora

Jornalista entrou no ar para apresentar resultados de novas pesquisas eleitorais


Renata Vasconcellos de blazer preto no estúdio do Jornal Nacional
Renata Vasconcellos fez aparição durante Caldeirão - Reprodução/Globo
Por Marcela Ribeiro

Publicado em 01/10/2022 às 20:20,
atualizado em 01/10/2022 às 20:21

Renata Vasconcellos fez uma entrada inesperada no Caldeirão deste sábado (1) e deixou parte do público surpreso com a aparição. O motivo foi para apresentar o resultado de novas pesquisas eleitores do Ipec e Datafolha de intenções de voto da presidência da república sobre as Eleições deste domingo (2).

A entrada da apresentadora do Jornal Nacional aconteceu no meio da apresentação de um musical com a cantora Zélica Duncan.

"Eu tomei um susto com a Renata Vasconcellos aparecendo do nada", escreveu uma internauta.

"Caldeirão foi para o intervalo às 6 da tarde e nada da pesquisa. Aí o programa voltou, Zélia Duncan começou a cantar e a Globo corta a música no meio para a Renata Vasconcellos entrar com a pesquisa", disse outro.

Montagem usa Renata Vasconcellos e JN divulgando pesquisa falsa 

Renata Vasconcellos faz aparição inesperada no meio do Caldeirão com notícia de última hora

Renata Vasconcellos e o Jornal Nacional foram vítimas da deepfake nas Eleições 2022. Em agosto, começaram a circular nas redes sociais, principalmente no WhatsApp e no Telegram, vídeos em que se mostra a voz da apresentadora do principal jornalístico da Globo falando o resultado de uma pesquisa que, na verdade, é falsa.

A denúncia foi feita pela jornalista Cristina Tardáguila, do UOL, e mostra que o vídeo é uma alteração do programa da última segunda-feira (15), quando o JN divulgou os resultados verdadeiros da primeira pesquisa Ipec para presidente e que mostrou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com chances de vencer no primeiro turno. 

A montagem, no entanto, era muito próxima da voz verdadeira de Renata e inicia-se com a jornalista anunciando uma nova pesquisa eleitoral e, então, é cortado para uma tela com gráfico igual ao que o Jornal Nacional costuma exibir em seu programa. 

Nela, no entanto, há uma alteração em que Jair Bolsonaro (PL) aparece com 44% e Lula com 32%, invertendo o resultado dos dois em relação ao levantamento verdadeiro. 

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado