É agora!

De Sidney ao Rio: As cinco aberturas das Olimpíadas dos anos 2000

Maior evento esportivo do planeta começa no Japão


Anitta cantando na abertura das Olimpíadas Rio 2016
Anitta cantou há cinco na abertura no Rio - Foto: Reprodução/TV Globo

Um dos momentos mais aguardados das Olimpíadas é justamente a cerimônia de abertura, que a Globo transmitirá na TV aberta com exclusividade nesta sexta-feira (23), às 7h55. Na TV fechada, SporTV e BandSports vão televisionar a cerimônia direto de Tóquio, capital do Japão.

Devido a enorme expectativa, é natural que alguns momentos fiquem na memória do público. Tóquio protagonizou uma abertura memorável em 1964, quando já havia sido sede dos Jogos Olímpicos. A cada quatro anos, agora todos ficam na frente da TV para saber se haverá a superação da abertura anterior.

Há cinco anos, as Olimpíadas aconteciam no Brasil, que deixou a impressão de bom anfitrião. Em 2021, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Japão tem a missão de elevar o patamar da cerimônia.

Relembre as cinco aberturas dos Jogos dos anos 2000:

Rio 2016

De Sidney ao Rio: As cinco aberturas das Olimpíadas dos anos 2000

Como bons anfitriões, nossa abertura não poderia ficar de fora da lista nem das melhores de todos os tempos. O evento durou quase quatro horas e contou com Gisele Bindchën desfilando ao som de Garota de Ipanema, além de Jorge Ben Jor cantando País Tropical. O trio Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta fechou a cerimônia com chave de ouro, acompanhando as principais escolas de samba do Rio de Janeiro.

Ao todo, o Brasil esperou por sete anos por esse momento, já que a cidade do Rio foi escolhida como sede em 2009. A abertura contou com elementos representando nossa cultura, como a chegada dos colonizadores em suas caravelas, seguido pelos escravos negros.

Londres 2012

De Sidney ao Rio: As cinco aberturas das Olimpíadas dos anos 2000

Quatro anos antes dos Jogos Olímpicos desembarcarem no Brasil, a Record mostrou com exclusividade na TV aberta o maior evento esportivo do planeta. A Inglaterra utilizou as mudanças trazidas pela Revolução Industrial e pela internet. Alguns artistas renomados como J.K. Rowling, Rowan Atkinson e Daniel Craig, o 007 dos cinemas, tiveram a curiosa missão de escoltar a Rainha Elizabeth.

O ex-Beatle Paul McCartney também marcou presença e encerrou a cerimônia cantando o clássico Hey Jude. A cerimônia acabou sendo indicada ao prêmio Emmy Awards, sendo um dos grandes destaques da imprensa mundial.

Pequim 2008

De Sidney ao Rio: As cinco aberturas das Olimpíadas dos anos 2000

Há quem diga que a China protagonizou há 13 anos a cerimônia de abertura mais grandiosa da história. Direto do Estádio Nacional de Pequim, a brincadeira custou mais de US$ 100 milhões e foi assistida por mais de quatro bilhões de pessoas em todo o mundo.

Para valorizar a cultura local, houve até uma espécie de pré-show com 28 grupos de artistas chineses. O espetáculo foi apresentado em quatro partes e ousou pela grandiosidade exaltando a civilização chinesa. Foram usados mais de 10 mil metros de fibra ótica e 44 mil lâmpadas no palco e 400 toneladas para a realização do show.

Atenas 2004

De Sidney ao Rio: As cinco aberturas das Olimpíadas dos anos 2000

A cidade grega recebeu a cerimônia com 12 anos de atraso no ano de 2004, mas ela foi bastante elogiada por ter conduzido tudo com simbolismo e repleto de significados. Afinal de contas, a Grécia é o berço das Olimpíadas. A cerimônia foi contada desde a Civilização Minoica passando até os dias atuais da época, em ordem cronológica.

Sidney 2000

De Sidney ao Rio: As cinco aberturas das Olimpíadas dos anos 2000

Há 21 anos, as Olimpíadas desembarcavam na Oceania e o tema sustentabilidade começou a aparecer nos eventos. O espetáculo valorizou o oceano com artistas fazendo performances suspensos, refletindo as práticas ecológicas da competição.

A cidade da Austrália foi sede da última Olimpíada do século XX e certamente fechou um ciclo com chave de ouro. Na época, existiu a preocupação da despoluição da Baía de Homebush e a edição ficou conhecida como Jogos Verdes.

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado