Hoje na TV

Globo Repórter mostra produtos que encantaram a família real há 140 anos

Sabores encontrados pelo imperador D. Pedro II em Minas


Globo Repórter
Globo Repórter - Foto: Divulgação

No Globo Repórter desta sexta-feira, dia 21/05, a viagem continua por Minas Gerais, percorrendo o mesmo caminho feito pelo Imperador D. Pedro II e pela Imperatriz Teresa Cristina há 140 anos.

A busca agora é pelos sabores históricos produzidos na região, muitos deles registrados pelo Imperador em seu diário, durante a viagem. Queijos, vinhos e farinhas que fazem bem à saúde e estão sendo estudados pela Universidade de Viçosa. Em Barbacena, o programa recria o banquete servido ao imperador Dom Pedro II durante a visita à região, com a ajuda de um chefe de cozinha.

O resgate do passado é garantia de renda e independência de muita gente na região. Em Barão dos Cocais, as quitandeiras usam farinhas antigas, feitas com batata-doce, inhame e açafrão, em suas receitas feitas em forno a lenha e vendidas em tabuleiros. Uma delas ganhou um prêmio com o biscoito de farinha de açafrão e está conseguindo construir a tão sonhada casa própria. “O gengibre amarelo tem propriedades anti-inflamatórias; o inhame, desintoxicante; e a batata-doce, antienvelhecimento. O guia alimentar para a população brasileira preconiza justamente esse resgate às origens. Comer de forma semelhante aos nossos avós. Lançar mão de alimentos disponíveis, de baixo custo, com excelente valor nutricional”, explica a nutricionista Ceres della Lucia.

A retomada dos queijos artesanais, com receitas de séculos atrás, animou até quem já havia se aposentado. Seu Célio, ex-maquinista de trem aposentado, entrou nessa aventura e garante: os queijos valem mais do que o minério do estado. O programa apresenta ainda o queijo produzido em Minas Gerais por ordem real: o Queijo do Reino. Ideia importada da Holanda, e produzida na região de clima ameno. Quando começou, Moacyr precisou vender seu carro para investir no negócio e hoje é dono de uma fábrica que emprega 100 pessoas, exporta a iguaria para o Nordeste e vê seus filhos darem continuidade ao negócio que ele começou.

Em Catas Altas, o programa visita adegas de vinho dos tempos da passagem do Imperador pela cidade. Uma delas numa casa de mais de 300 anos, preservada e decorada como antigamente. Quando o ouro acabou na região, as jabuticabas se tornaram a nova riqueza. Substituíram até as uvas, criando uma bebida diferente de todas as outras. Receita passada de geração em geração, garantindo a fonte de renda da família.

O Globo Repórter vai ao ar logo após mais um capítulo da novela Império, começando a partir das 22h35 (horário de Brasília), na tela da Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado