Polêmicas

Família Dinossauros: Os bastidores da série que completa 30 anos e fez sucesso na Xuxa

Confira as curiosidades do seriado que conquistou adolescentes dos anos 90


Personagens de Família Dinossauros  posados para foto
Família Dinossauros faz 30 anos - Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (26), a série Família Dinossauros (Dinossaurs) completa 30 anos de existência. Quem foi criança e adolescente nos anos 1990 certamente teve sua vida marcada pelo seriado. Com cinco personagens principais, o programa contava a história, em 65 episódios, a vida da família Silva Sauro, dinossauros que viviam no ano de 60.000.003 a.C.

As figuras que protagonizavam a série eram o pai, Dino (Stuart Pankin), a mãe, Fran (Jessica Walter), e seus três filhos, Bob (Jason Willinger), Charlene (Sally Struthers) e Baby (voz e manipulação de Kevin Clash). 

Desde que estreou, em 1991, pelo canal americano ABC, o programa angariou milhares de fãs pelo mundo inteiro, não só pelos carisma dos bonecos que faziam parte do seriado de humor, mas também por trazer abordagens sociais, de ambientalismo até temas mais fortes. No Brasil, o programa estreou na Globo dentro do Xou da Xuxa em 1992. Relembre algumas curiosidades da Família Dinossauros.

Temas fortes

 Família Dinossauros: Os bastidores da série que completa 30 anos e fez sucesso na Xuxa

Apesar de ser uma criação para o público infanto-juvenil, o programa apostou em temas fortes como direitos das mulheres, assédio sexual, direitos LGBTQIA+, direitos civis, transtorno de imagem e uso de anabolizantes.

Outros assuntos também foram discutidos de forma discreta como racismo, que pode ser analisado na forma que se dá um conflito de dinossauros de duas pernas e animais de quatro pernas, além da abordagem dos direitos dos povos indígenas, que pode ser visto quando dinossauros interagiam com pessoas das cavernas.

Sucesso da Globo

 Família Dinossauros: Os bastidores da série que completa 30 anos e fez sucesso na Xuxa

No Brasil, Família Dinossauros só chegou na telinha um ano após sua estreia nos EUA. Em 1992, começou a ser exibido pelo Xou da Xuxa e não demorou muito para levantar a audiência do programa da Globo, fazendo com que a série fosse transmitida no domingo, depois do Domingão do Faustão.

O ápice do sucesso foi quando foi exibido dentro da TV Colosso, aumentando a popularidade com a venda de produtos relacionados ao seriado como bonecos, camisas e álbum de figurinhas. Até um disco foi gravado pelos dubladores dos personagens.

Ao longo dos anos, o SBT passou a ter direitos de exibição da série e, depois, passou para a Band. Recentemente, os episódios foram retransmitidos pelo Canal Viva.

Polêmica nos bastidores

Família Dinossauros: Os bastidores da série que completa 30 anos e fez sucesso na Xuxa

Kevin Clash, que fazia a voz do Baby na série, foi acusado de abuso sexual de menores. Em 2012, Sheldon Stephens denunciou que foi assediado pelo produtor quando tinha 16 anos de idade. Semanas depois, foi comprovado que eles tinham relações consensuais.

Dias mais tarde, outra pessoa fez a mesma acusação. Depois de idas e vindas na justiça, os processos de suposto abuso sexual contra menores foi arquivado, devido a prescrição das ações em pauta.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado