#FicaEmCasa

Sete produções sobre Carnaval para ver no fim de semana

Sem a folia, muitos foliões vão procurar alternativas


Suzana Vieira (à esquerda) e Lázaro Ramos (à direita) em foto montagem
Foliões vão aproveitar o Carnaval em casa - Foto: Montagem

Sem Carnaval de rua e desfiles ao vivo das escolas de samba, muitos foliões terão que procurar alternativas para sentirem o gosto da festa mais popular do Brasil. Filmes, séries, documentários e novelas são boas alternativas para que o público possa se entreter em casa e, ao mesmo tempo, aproveitar um pouco a folia. Ó Paí, Ó e Senhora do Destino são dois exemplos.

Os espectadores também poderão conhecer histórias menos populares, como Filhos do Carnaval e Estou Me Guardando Para Quando O Carnaval Chegar. O NaTelinha separou sete enredos sobre a festança para você conhecer.

Confira:

Filhos do Carnaval

Sete produções sobre Carnaval para ver no fim de semana

Produzida em 2005, Filhos do Carnaval tem duas temporadas e foi exibida na HBO. A produção de Cao Hamburger fez muito sucesso entre os críticos especializados e chegou a ser indicado ao Emmy Internacional. O enredo tem em seu elenco Felipe Camargo, Enrique Diaz e Mariana Lima.

A história é sobre Anésio Gebara (Jece Valadão), dono de uma escola de samba e banqueiro do jogo do bicho. Ele tem quatro filhos: Anesinho (Felipe Camargo), Claudinho (Enrique Diaz), Brown (Rodrigo dos Santos) e Nilo (Thogun). Logo no começo da trama, Anesinho, braço direito do pai, se mata. A partir daí, os outros herdeiros brigam pela vaga deixada pelo irmão.

Ó Paí, Ó

Sete produções sobre Carnaval para ver no fim de semana

O filme, que está disponível no Globoplay, foi lançado em 2007 e fez muito sucesso ao ter em seu elenco Lázaro Ramos e Wagner Moura. A produção contou com atores do Bando de Teatro Olodum e conta a história dos moradores de um animado cortiço no Pelourinho, área periférica de Salvador.

Todo o enredo acontece no último dia do Carnaval, quando todos estão se divertindo em meio a muita música, dança e alegria. Contudo, Joana, uma evangélica, está incomodada com a farra dos moradores e coloca como missão acabar com a festa, fechando o registro de água do prédio.

Trinta

Sete produções sobre Carnaval para ver no fim de semana

Em 2013, Matheus Nachtergaele aceitou protagonizar o filme baseado na história de Joãosinho Trinta, considerado o maior carnavalesco do Rio de Janeiro. Ele chegou a ganhar o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro por sua atuação no longa-metragem.

A trama, que pode ser assistida no YouTube, faz uma linha da trajetória de Joãosinho, desde sua vinda do Maranhão, até seu auge no Carnaval carioca. O filme também relata a ida dele para o Salgueiro, fazendo o desfile inovador O Rei da França na Ilha da Assombração.

Senhora do Destino

Sete produções sobre Carnaval para ver no fim de semana

Exibida entre 2004 e 2005, Senhora do Destino ficou marcada pela vilã Nazaré Tedesco (Renata Sorrah). Contudo, outro personagem que divertiu o público foi Giovanni Improtta (José Wilker), um ex-bicheiro, que comanda a escola Unidos de Vila São Miguel.

Durante a produção, o público acompanha a montagem da agremiação para desfilar na Sapucaí. Apesar de ter recebido elogios e o samba enredo ter feito sucesso na avenida, a escola fica em terceiro lugar. A novela está disponível no Globoplay, mas com a edição do Vale a Pena Ver de Novo.

Estou Me Guardando Para Quando O Carnaval Chegar

Sete produções sobre Carnaval para ver no fim de semana

Disponível na Netflix, o documentário tem como pano de fundo a cidade de Toritama (PE), considerada um centro ativo do capitalismo local. Lá são produzidos mais de 20 milhões de jeans anualmente em fábricas caseiras. Os profissionais se orgulham de serem seus próprios chefes e proprietários das fábricas.

Eles evitam descansar, com exceção a um período do ano: quando chega a semana do Carnaval. Os homens vendem todos os seus estoques que acumularam e vão descansar em praias paradisíacas durante o festejo.

Felicidade

Sete produções sobre Carnaval para ver no fim de semana

Em 1992, Manoel Carlos contou a história da personagem Tuquinha (Maria Ceiça), uma porta-estandarte da Estácio de Sá, escola de samba do Rio de Janeiro. O autor mostrou os detalhes da festança, mas chocou o público ao mostrar a jovem sendo assassinada por Tide (Maurício Gonçalves), que a atacou com uma faca em um ensaio.

O autor da produção fez uma referência ao conto A Morte da Porta-Estandarte, de Aníbal Machado. Todos os capítulos de Felicidade foram disponibilizados pelo Globoplay.

Damas do Samba

Sete produções sobre Carnaval para ver no fim de semana

Lançada em 2013, o filme provoca uma reflexão sobre o papel da mulher no samba. Desde que o estilo surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e seguindo como um dos maiores orgulhos do brasileiro.

Pastoras, tias, compositoras, cantoras, musas, madrinhas, carnavalescas e até operárias formaram um grupo importante para a representatividade da cultura do Brasil. O filme, que está disponível no Amazon Prime Video, faz um passeio pela história dessas mulheres.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado