Escândalo religioso

Há 25 anos, bispo da Universal dava chute na santa e chocava o país

O próprio Edir Macedo admitiu erro


Bispo chutando a santa em 1995
Bispo no episódio conhecido como o "chute na santa" - Reprodução/YouTube

Em 12 de outubro de 1995, o ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Sérgio Von Helder chutou a imagem de Nossa Senhora da Aparecida e não economizou nos insultos verbais, justamente no seu feriado. O fato aconteceu no programa O Despertar da Fé, transmitido na Record.

Von Helder protestava contra o feriado nacional na televisão e também contra o título de padroeira do Brasil da santa. As igrejas protestantes não acreditam em santos e abominam adoração de imagens, o que fez com que Helder não tivesse pudor na hora de agredir Nossa Senhora.

No programa veiculado pela Record, adjetivou a imagem como "boneco feio, horrível e desgraçado". "Estamos mostrando às pessoas que isso aqui não funciona, isso aqui não é santo coisa nenhuma. 500 reais, cinco salários mínimos, custa no supermercado essa imagem... E tem gente que compra! Agora se você quiser uma santa mais barata, você encontra até por 100 reais. Será que Deus, o criador do universo, pode ser comparado a um boneco desse tão feio, tão horrível e tão desgraçado?", criticou.

Há 25 anos, bispo da Universal dava chute na santa e chocava o país

A reação foi imediata após a exibição do programa pela Record e o episódio ficou marcado como uma demonstração de intolerância religiosa por parte da IURD. O Brasil, que é um país de maioria católica, ficou indignado, e pessoas comuns entraram na justiça contra a instituição.

Na edição de 1º de maio de 1997, o jornal Folha de São Paulo informou que o então bispo Sérgio von Helder fora condenado a dois anos e dois meses de prisão por ter chutado a imagem de Nossa Senhora. Ele foi condenado por discriminação religiosa e vilipêndio de imagem religiosa. Essa teria sido a primeira vez que alguém teria sido condenado pela justiça do Brasil por discriminação religiosa.

Edir Macedo admitiu erro no episódio "chute na santa"

Há 25 anos, bispo da Universal dava chute na santa e chocava o país

O dono da Igreja Universal e da Record, em 2015, falou à Roberto Cabrini no SBT o que sentiu com a cena: "Foi um chute no estômago, para não dizer num lugar mais baixo. Foi a pior coisa que aconteceu dentro do trabalho da Igreja Universal. Porque não é o nosso estilo agredir a religião dos outros. Se exigimos respeito à nossa crença, temos que respeitar as outras crenças".

Atualmente, Helder vive com sua família nos Estados Unidos e atua com visto de missionário no país. Ele reside na cidade de Jefferson, na Geórgia.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado