Fim de ciclo

Em "guerra" por direitos, filho de Chaves anuncia saída da Televisa

Roberto Gómez Fernandez publicou carta de despedida da rede mexicana


Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Gómez Bolaños, o Chaves
Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Gómez Bolaños, o Chaves (Foto: Montagem/Reprodução/SBT)

Filho do comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador de Chaves e Chapolin, Roberto Gómez Fernández anunciou sua saída da rede mexicana Televisa, onde produziu e dirigiu novelas e outras atrações durante quase quatro décadas.

O profissional de TV, que cuida do legado do pai como administrador do Grupo Chespirito, está em "guerra" com a Televisa pelos direitos de Chaves, que saiu do ar em todo o mundo em 31 de julho por imposição contratual.

"Por este meio, quero comunicar que, depois de uma longa e extraordinária história, a partir de hoje deixo de fazer parte da Televisa. Foi uma decisão muito difícil, por tudo que representou na minha vida. Trabalhei na Televisa desde os 17 anos, e a partir de amanhã, depois de 39 anos de ofício, será meu primeiro dia que não pertencerei a esta empresa", escreveu Roberto Gómez Fernández.

O herdeiro de Chespirito agradeceu a ex-colegas e à direção da rede mexicana e encerrou dizendo que "de uma forma ou outra, sempre haverá um vínculo com a Televisa".

No canal, Fernández trabalhou ao lado do pai no Programa Chespirito e esteve à frente de novelas como A Vida É um Jogo, exibida pelo SBT em 2007 e que tinha abertura interpretada pela banda brasileira Twister. 

Fora do ar

Os mais de 1.200 episódios de Chaves, Chapolin e do programa Chespirito pertenciam à Televisa há 45 anos, quando se fundiu ao canal 8 (TV Tim), que transmitia as séries (daí vem o nome original de Chaves, El Chavo del Ocho). Um acordo entre Bolaños e a gigante da comunicação latina revelou que esta parceria aparentemente eterna teria prazo de validade.

"Roberto Gómez Bolaños tinha apalavrado um contrato de usufruto dos personagens e de sua criação literária até 30 de julho deste ano, quase seis anos depois de sua morte. E não renovaram os direitos, a Televisa não quis pagar", disse Edgar Vivar, intérprete do Sr. Barriga.

Em outras palavras, Bolaños estipulou uma data limite para a Televisa, produtora de seus humorísticos durante duas décadas, continuar lucrando com as reprises e exportações de Chaves. Se a rede quisesse as séries por mais tempo, teria que negociar com ele ou com seus herdeiros.

NaTelinha apurou que a Televisa tentou reverter o acordo firmado no passado com o criador de Chaves, e avisou ao SBT e a outros canais que exibem o programa sobre a data limite. A rede, entretanto, não obteve êxito na renovação do acordo e perdeu os direitos sobre o humorístico.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado