Exclusivo

Abiane Souza assume comando do Santa Receita: "Emocionada, feliz e imensamente grata"

Jornalista passa a apresentar o programa da TV Aparecida, em substituição a Claudete Troiano


Abiane Souza é a nova apresentadora do Santa Receita, na TV Aparecida
A jornalista Abiane Souza tem 39 anos e está na TV Aparecida desde 2008 - Fotos: Juan Ribeiro/Divulgação TV Aparecida

A jornalista Abiane Souza assume a apresentação do Santa Receita, da TV Aparecida, a partir de segunda-feira (17), substituindo Claudete Troiano. Toda a grade vespertina do canal católico passará por alterações a partir da próxima semana, com atrações reformuladas e novos apresentadores.

Nascida em Campos do Jordão (SP), Abiane Souza tem 39 anos e estreou na TV Aparecida em 2008 como produtora, repórter e âncora no departamento de jornalismo, no TJ Aparecida. A sua trajetória na emissora é vasta com experiência em diversas reportagens nacionais e internacionais. Ela também integra a equipe do Santa Receita há 6 anos.

Em sua trajetória na emissora, foi reconhecida pela Marinha do Brasil como uma das poucas mulheres jornalistas a embarcarem em uma expedição para o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, na divisa do Brasil com a África do Sul. Ela esteve à frente de grandes momentos históricos, como o projeto Seguindo o Papa, durante a visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

O Santa Receita também terá novo diretor, Raul Bronetti, e o reforço da repórter Letícia Andrade e da chef Dora Chagas. O horário segue o mesmo, às 15h30, de segunda a sexta-feira. Também continuam em pauta assuntos factuais, prestação de serviços, saúde, artes, culinária e religiosidade. Os bastidores da TV Aparecida também terão espaço na atração.

Confira a entrevista com a nova apresentadora do Santa Receita, Abiane Souza

Abiane Souza assume comando do Santa Receita: \"Emocionada, feliz e imensamente grata\"

Qual foi sua reação ao receber a notícia que seria a nova apresentadora do Santa Receita? 

Abiane Souza: Tenho carinho e amor por tudo o que faço. Na TV Aparecida, ao longo dos meus 12 anos, sempre vivi com muita gratidão cada trabalho e função. No programa Santa Receita, onde estou há 6 anos, não é diferente. Nele aprendi a cada dia com toda a nossa equipe, com as histórias contadas e vividas no nosso país, com nosso povo e fora dele também. Eu vivo o Santa Receita desde então, comemorando cada fase que passamos.

Neste ano, em especial, fui confiada para estar mais perto das pessoas, para estar à frente, e isso só tem me tornado uma pessoa e profissional em evolução. Ao receber a informação da nossa direção, fiquei muito emocionada, feliz e imensamente grata pela confiança no trabalho que desenvolvo na emissora. Todos os dias faço um mesmo pedido à nossa Rainha e Padroeira: que ela interceda por mim, me proteja, me ilumine e me abençoe para que eu seja uma comunicadora que leve amor, esperança, reflexão e informação para as pessoas. E isso já me faz ser especial.

O que mudou na sua rotina ao assumir um programa diário e ao vivo? 

Abiane Souza: Rotina? Ah! Acho que agora eu tenho um pouco mais de rotina. Como repórter, eu viajava muito e agora fico mais "in loco". É diferente, pois me atento a outras funções, mas o trabalho em si executo com a mesma dedicação.

Acompanho o trabalho da equipe todos os dias, nos falamos a todo momento. Estou na TV todos os dias. Participo das reuniões, sejam de pautas, brainstorming e tudo o que nos envolva. Gosto sempre de saber sobre os temas do dia, me informar, saber sobre nossos entrevistados, tudo o que for possível. Sou muito curiosa e detalhista, e acho que quando recebemos as pessoas "em casa" temos que fazer a melhor recepção, por isso, fico ligada o dia todo.

Na parte da manhã fico mais nas leituras e reuniões. Depois vou para o camarim, me arrumo, leio o roteiro do programa, faço minhas orações e sigo junto à equipe para fazer daquele dia o melhor. Sempre tive dias corridos e cheios de tarefas.  Não mudou nadinha! Eu amo!

O programa pretende trazer novidades nesta nova fase? Quais?

Abiane Souza: O novo sempre traz. Estamos com a volta do nosso diretor, Raul Bronetti, que iniciou junto a nossa equipe o Programa Santa Receita. Estamos com a nossa casa nova e com uma nova cara.

O Santa Receita é um programa de família para a família. Nele temos a culinária com informações de economia; temos artesanato que mostra um outro lado de cuidar da mente e também de descobrir talentos; falamos da saúde com foco na nossa atualidade, levando boas informações, reflexões, alertando sobre as prevenções; ouvimos, contamos e partilhamos histórias; vamos ter muita diversão, alegria e, principalmente, estaremos cada vez mais próximos dos nossos telespectadores. Teremos novos quadros e a cada dia estaremos nos renovando.

Qual o principal diferencial do Santa Receita para os demais programas do horário? 

Abiane Souza: Creio que o nosso maior diferencial é ser um programa de família para a família. Nele, informamos e refletimos sobre as nossas ações. A fé é presente e a proximidade com o nosso telespectador é cada vez mais estreita. A nossa receita é a simplicidade.

Você assume o comando do Santa Receita, um programa feminino tradicional nas tardes da TV brasileira. Como você encara esse desafio de assumir uma atração já consolidada?  

Abiane Souza:  Eu acredito! Para encarar qualquer desafio na nossa vida é preciso acreditar. Eu creio na TV Aparecida, que é o lugar mais incrível que já passei ao longo dos meus 20 anos de profissão. Creio no amor e na minha dedicação, e também no amor, dedicação e profissionalismo de cada pessoa que faz parte da nossa emissora. É assim que vamos seguir, fazendo o nosso melhor. A TV Aparecida tem um público muito especial e temos que ser especiais para eles. O Santa Receita tem telespectadores cativos e este ano ainda recebemos mais visitas, telespectadores antigos que voltaram e novos, que nos descobriram neste período da pandemia.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado