Globo

Ex-diretor de Faustão revela acidente que quase virou tragédia no Domingão

Detto Costa, atualmente na Record, relembra episódio ocorrido em 1993; saiba mais


Domingão do Faustão em 1993
Domingão do Faustão em 1993 (Reprodução/TV Globo)

Um acidente no Domingão do Faustão quase terminou em tragédia, revelou o primeiro diretor do programa, Detto Costa. Em sua rede social, ele relembrou um fato escondido durante 27 anos e que, por muito pouco, não resultou em vítimas fatais na Globo.

"Deus se escalou no Domingão do Faustão", começa o relato de Detto Costa, atualmente na Record. Com riqueza de detalhes, o diretor fala sobre o episódio, ocorrido em 1993 no Teatro Fênix (RJ).

Segundo o profissional, com mais de 50 anos de carreira na TV, o Domingão corria normalmente quando o assistente de palco e atual diretor artístico do programa, Jayme Praça, o avisou que faltavam 15 minutos e um comercial até o fim da atração.

"Comercial entra e... com 30 segundos, eu, pela primeira vez, olho para o relógio. Surpresa: olho o relógio e tudo muda. ainda faltavam 35 minutos para o encerramento do programa! Aviso às bailarinas que podiam sair de cena. Todas saem. Estavam exaustas. Altero o roteiro e aviso que, depois dos comerciais, entraria o Jogo da Velha, já gravado com 20 minutos", relata Detto Costa.

Em seguida, o diretor fala sobre o acidente que gerou pânico e preocupação nos bastidores do Domingão.

"Susto! Com 3 minutos de comercial, um estrondo fora do comum, paralisa todo mundo. Era um barulho de explosão! O que aconteceu? Nisso a coreógrafa Sylvia Ann, pálida e trêmula me procura e diz: 'Venha ver o que aconteceu! Venha logo!'", recorda.

Ao averiguar o estrondo, Detto Costa se deparou com uma peça de metal que atingiria as bailarinas se ele não tivesse alterado o roteiro do programa ao vivo.

"Nos degraus do cenário onde ficava o balé, caiu do teto uma barra de ferro com refletores do comprimento do palco, pesando aproximadamente 120 quilos. A queda da enorme barra arrebentou fundo o local onde estariam as bailarinas, o que seria uma tragédia sem precedentes ao vivo!", conta o ex-diretor de Faustão.

Para o profissional, o acidente só terminou sem feridos por obra divina: "Fizemos o resto do programa, sem o balé, mas com todas vivas, graças ao comercial salvador e eu agradecendo a Deus por não ter olhado o relógio, pela primeira vez na vida, em um programa ao vivo!".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado