TV paga

Fã-clube protesta contra saída de Chaves do Multishow

Série mexicana deve deixar canal do Grupo Globo ainda este mês


Chaves no Multishow
Chaves no Multishow (Foto: Reprodução)

A iminente saída de Chaves e Chapolin do Multishow, noticiada pelo NaTelinha, preocupou os fãs das séries mexicanas, exibidas no Brasil desde 1984. A página Chaves de Novo lança nesta quarta-feira (8) um manifesto a favor da continuidade dos programas no canal pago.

O movimento, chamado #RenovaTelevisa, tentará pressionar a rede mexicana Televisa, detentora dos direitos das produções, para estender o acordo de exibição com a emissora do Grupo Globo.

NaTelinha apurou que o Multishow enfrenta um impasse entre a rede mexicana Televisa, detentora dos direitos dos humorísticos, e o Grupo Chespirito, administrador do legado de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador de Chaves e Chapolin.

A comunidade de fãs também criou um abaixo-assinado e uma página no Facebook. Chaves de Novo tem, entre seus integrantes, colaboradores do Multishow na dublagem de episódios inéditos das duas séries mexicanas.

Assim que Chaves e Chapolin saírem do ar no Multishow, as dublagens dos episódios inéditos deverão ficar "perdidas". O NaTelinha apurou que os dubladores assinaram exclusivamente com o canal pago, incluindo os direitos conexos. Se o SBT, por exemplo, quiser exibir estas histórias em português, deverá negociar com a emissora do Grupo Globo ou produzir nova dublagem.

Uma nova dublagem, no entanto, é hipótese praticamente descartada. Em 2014, o público rejeitou 14 episódios inéditos exibidos pelo SBT porque não tinham as vozes clássicas. Além dos dubladores de Chaves (Marcelo Gastaldi morreu em 1995), Sr. Barriga (Mário Vilella morreu em 2005) e Bruxa do 71 (Helena Samara morreu em 2007), a rede de Silvio Santos trocou Seu Madruga e Quico por não fechar acordo com, respectivamente, Carlos Seidl e Nelson Machado. Já o Multishow conseguiu negociar com todo o elenco remanescente.

 Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de imprensa do Multishow enviou o seguinte comunicado:

"Nosso contrato com a Televisa para a exibição de Chaves e Chapolin se encerra no fim do mês de julho. Estamos tentando avançar com a negociação para manter a atração no canal, mas ainda não temos garantia da renovação. Considerando o cenário atual, estamos prevendo uma programação especial de despedida a partir do dia 20/07. Em paralelo, seguiremos tentando a renovação".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado