TV paga

Multishow deve perder Chaves e Chapolin em julho e já prepara "despedida"

Canal do Grupo Globo encontra dificuldades para renovar direitos das séries; entenda


Chaves e Chapolin
Chaves e Chapolin devem deixar Multishow ainda em julho

Chaves e Chapolin devem deixar o Multishow ainda este mês. O canal pago do Grupo Globo anunciou a compra das duas séries mexicanas em 2018, porém encontra dificuldades para renovar os direitos de exibição e prepara uma despedida para os programas, exibidos há 35 anos no Brasil.

O NaTelinha apurou que o Multishow enfrenta um impasse entre a rede mexicana Televisa, detentora dos direitos dos humorísticos, e o Grupo Chespirito, administrador do legado de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador de Chaves e Chapolin.

A direção do Multishow não medirá esforços para estender o acordo para a exibição das duas séries. Nos bastidores, comenta-se que os executivos do canal do Grupo Globo “prometeram tentar até o último minuto”, mas “se preparam para o pior”. O canal já providencia uma programação de despedida a partir do dia 20.

Atualmente, o Multishow reprisa os episódios gravados em 1977. Restam aproximadamente 127 histórias de Chaves e 100 de Chapolin.

A iminente saída de Chaves e Chapolin da programação do Multishow foi publicada pelo Fórum Chaves, comunidade de fãs que colaborou com o canal pago para deixar a exibição mais próxima do que os admiradores das séries gostariam. O fã-clube conseguiu, por exemplo, preservar a resolução quadrada (4:3) dos episódios (canais do grupo, como Viva e a própria Globo, esticam e ampliam a imagem de produções gravadas antes do HD para ajustar aos novos televisores).

O Multishow comprou 277 episódios de Chaves e 250 de Chapolin, incluindo 42 histórias inéditas de Chaves e 114 de Chapolin, que foram dubladas pelo elenco remanescente da versão brasileira produzida pelo SBT na década de 1980. Dubladores que morreram, como o de Chaves (Marcelo Gastaldi) e do Professor Girafales (Osmiro Campos), ganharam substitutos.

Outras conquistas dos fãs foram a exibição em ordem cronológica (baseada na pesquisa do próprio fã-clube, diferente da sequência enviada pela Televisa) e a compra de episódios com imagem defeituosa.

Chaves e Chapolin começaram a ser exibidos na faixa das 23h e chegaram a liderar a audiência da TV paga entre adultos na Grande São Paulo, porém trocaram de horário durante o BBB. Hoje, vão ao ar depois da meia-noite.

Paralelamente, a Televisa tem bloqueado episódios de Chaves e Chapolin do YouTube, alguns com milhões de visualizações, alegando violação de direitos autorais. A movimentação da rede mexicana no controle das séries no Brasil preocupa os fãs.

Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de imprensa do Multishow enviou o seguinte comunicado: "Nosso contrato com a Televisa para a exibição de Chaves e Chapolin se encerra no fim do mês de julho. Estamos tentando avançar com a negociação para manter a atração no canal, mas ainda não temos garantia da renovação. Considerando o cenário atual, estamos prevendo uma programação especial de despedida a partir do dia 20/07. Em paralelo, seguiremos tentando a renovação".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado