Protestos antirracistas

GloboNews se desculpa e escala jornalistas negros após receber críticas

Canal pago promove duas jornalistas para o time de comentaristas do Em Pauta


GloboNews escala jornalistas negras para debater racismo
GloboNews escala jornalistas negras para debater racismo após críticas na internet

A GloboNews pediu desculpas por ter debatido racismo apenas com convidados brancos no programa Em Pauta da última terça-feira (2), e corrigiu o erro nesta quarta. O canal pago escalou cinco de suas jornalistas negras, que relataram casos de discriminação sofridos na vida.

Antes do início do debate, o apresentador Marcelo Cosme leu o pedido de desculpas da GloboNews pelo erro do programa anterior, que repercutiu nas redes sociais.

"Os jornalistas que dividiram comigo a cobertura ontem, todos experientes e de alto nível profissional, eram todos brancos. Eu estaria mentindo se dissesse que foi um acidente. A Globo tem a diversidade como um valor e se orgulha dos profissionais negros que têm em frente às câmeras e por trás delas. Profissionais de altíssimo nível, que comandam, alguns, a apresentação de telejornais aqui na GloboNews e também na Globo, e busca e continuará buscando ampliar essa diversidade. Mas, por razões históricas e estruturais de nossa sociedade, também na Globo os colegas negros ainda não são tão o quanto desejado", disse o jornalista.

Em seguida, foi mostrado o tweet crítico à cobertura dos protestos antirracistas, apenas com convidados brancos, que viralizou na internet.

"Esta foto do painel do Em Pauta de ontem, mostrada justamente nas redes sociais, acabou viralizando. Ela foi parar com a seguinte frase: ‘Rapaziada… A pauta é racismo’. Pois bem, nós entendemos o recado, e hoje a GloboNews aceitou uma sugestão da nossa colega Márcia Gonçalves, lá do Profissão Repórter, e convidou profissionais do mais alto gabarito, do nosso time, para discutir um tema que eles conhecem muito bem, porque o enfrentam em suas vidas", afirmou Marcelo Cosme.

Heraldo Pereira, âncora do Jornal das 10, comandou o debate ao lado de Maria Júlia Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, Aline Midlej, titular do Edição das 10, as repórteres Lilian Ribeiro e Zileide Silva e a comentarista de economia Flávia Oliveira. Ela e Zileide, aliás, passam a integrar o time fixo do programa.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado