Exclusivo

Globo fica em alerta após ataque de hackers no Globoplay e Globo Filmes

Emissora está reforçando protocolos de segurança


Logotipo Globo
Divulgação

A TV Globo está em alerta com receio que seu sistema seja vítima de um ataque cibernético. Desde segunda-feira (18), funcionários da TI foram acionados para reforçar protocolos de segurança dos seus servidores após o Globoplay e o site da Globo Filmes terem seus sistemas invadidos por hackers. "Redobramos a atenção com medidas adicionais de proteção, que podem incluir a limitação de acesso a alguns sistemas", disse a Globo em nota ao NaTelinha.

Na noite do último sábado (16), a ferramenta de envios de notificações push da plataforma do Globoplay, serviço de streaming do Grupo Globo, foi acessado por um grupo de hackers. Eles enviaram aos usuários da empresa uma mensagem que direcionava ao site dos invasores: "HACKED BY OURMINE - Hackeado por OurMine".  

"No episódio, esclarecemos que nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido, já que a falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications. Não houve o comprometimento de informações de usuários, assinantes ou não, assim como não há risco para os usuários do Globoplay, em qualquer plataforma", esclareceu a Globo.

Globo fica em alerta após ataque de hackers no Globoplay e Globo Filmes

No dia seguinte, foi a vez da Globo Filmes, braço do Grupo Globo para produções cinematográficas, sofrer um ataque cibernético. O site da empresa foi invadido e continua fora do ar até o início da tarde desta quarta-feira (20). Ainda não foi confirmado se trata do mesmo grupo responsável pelo ocorrido com o Globoplay.  Ao NaTelinha, a Globo explicou que a home da Globo Filmes "não armazena dados de usuários ou colaboradores" e que o site retorna em breve após passar "por uma revisão de segurança". 

A reportagem apurou que existe uma preocupação dentro da TV Globo que casos como Globoplay e Globo Filmes se repitam no sistema da emissora. O maior temor é que dados sigilosos sejam roubados ou arquivos sejam deletados. Desde o início da semana, como forma de prevenção, funcionários de TI estão implantando novos protocolos de segurança na rede. O alerta ocorre num momento em que grande parte dos executivos estão trabalhando remotamente por conta da pandemia do novo coronavírus.

"O time de segurança cibernética está permanentemente atento e atuando na proteção do ambiente de tecnologia. De qualquer forma, redobramos a atenção com medidas adicionais de proteção, que podem incluir a limitação de acesso a alguns sistemas", destacou a Globo.

Confira o comunicado da Globo na íntegra:

"Hackers acessaram a ferramenta de envio de mensagens instantâneas do Globoplay e o site da Globo Filmes. No caso do Globoplay, conforme esclarecemos rapidamente aos usuários, o sistema de envio de push notifications, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite do último sábado, 16/05. No episódio, esclarecemos que nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido, já que a falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications. Não houve o comprometimento de informações de usuários, assinantes ou não, assim como não há risco para os usuários do Globoplay, em qualquer plataforma.

 Já no ataque ao site da Globo Filmes, um ambiente destinado exclusivamente à promoção de filmes e que não armazena dados de usuários ou colaboradores, o site foi tirado do ar e passa por uma revisão de segurança para voltar ao ar em breve.

 A Globo é absolutamente comprometida com a segurança de seus clientes, usuários e colaboradores e, por isso, adota recursos de segurança que garantem a proteção dos dados, investindo constantemente em práticas que trazem cada vez mais segurança às informações da empresa. O time de segurança cibernética está permanentemente atento e atuando na proteção do ambiente de tecnologia. De qualquer forma, redobramos a atenção com medidas adicionais de proteção, que podem incluir a limitação de acesso a alguns sistemas".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado